Notícias de Fátima
Religião Educação Sociedade Lazer Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima

Fátima: Exposição Vestida de Branco

04-06-2020 - 15-10-2020
Local: Convivium de Santo Agostinho | Basílica da Santíssima Trindade Horário: Terça-feira a domingo: 09h00 às 12h45 (última entrada) e 14h00 às 17h45 (última entrada). Encerra à segunda-feira.

Exposição comemorativa do centenário da primeira escultura de Nossa Senhora de Fátima

Convivium de Santo Agostinho | Basílica da Santíssima Trindade

A mais importante escultura do catolicismo contemporâneo foi criada em Portugal, a partir da narrativa das Aparições de Fátima.

O centenário da sua criação é momento para reflexão acerca da relação entre arte e devoção e oportunidade para contemplar as mais belas imagens da Virgem Maria, a Mulher «vestida de branco».

Emergindo do excerto do interrogatório realizado a Lúcia de Jesus, quando questionada sobre como se encontrava vestida a Mãe de Deus, a exposição sobre a Imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima mostra como, a partir da Cova da Iria, se difundiu um dos mais importantes ícones do catolicismo contemporâneo.

Ao longo de sete núcleos, a exposição convida a refletir sobre a relação entre arte e devoção, num diálogo permanente entre arte antiga e arte contemporânea, tradição e inovação. Recorrendo a peças de valor histórico e artístico do espólio do Museu do Santuário de Fátima, como de outras instituições museológicas e diferentes organismos eclesiais, através da linguagem da museologia é dado ao visitante conhecer o processo histórico e artístico de criação e fixação do modelo oficial da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições, as interpretações devocionais e artísticas que lhe são devedoras, assim como os mitos, desafios e herança de um dos símbolos maiores da iconografia mariana, numa experiência simultaneamente formativa e de fruição estética das múltiplas formas com as quais as diferentes épocas históricas vestiram a Virgem Maria.

Comissariado e museologia: Marco Daniel Duarte

Museografia: Humberto Dias e Pedro Gândara, arquitetos

Design: Inês do Carmo