Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Capas

Edição | 08 de Outubro de 2021

Editorial

Rui Marto

No passado domingo à tarde, dia 3 de Outubro, não só os ouvidos e os olhos, também com o nariz, muitas portuguesas e muitos portugueses estiveram colados ao ecrã da televisão. Curiosidade, espanto, nervos à flor da pele, até ao último segundo do jogo de futebol de salão, disputado entre Argentina e Portugal, final do campeonato do mundo. Notícias de Fátima tem enorme alegria em juntar-se aos milhões de Portugueses, e muitos mais, cujo coração vibra ainda com tamanha vitória de Portugal. A equipa da Argentina chegou à final, pela competência no uso da bola. Bem mereceu o segundo lugar e a respectiva medalha. Está de parabéns toda a Argentina! Só não gostámos de ver aquele soco desferrado, voluntário, certeiro, mal-intencionado, sobre o estômago de um jogador português. Portugal soma e segue na conquista de mais vitórias, derruba medos, trabalha arduamente, desfaz dúvidas, alinha metas... os mesmos que continuam a fazer esta terra livre e a fazer este povo livre. Um punhado de cinco jovens em campo são os actores, conhecedores da arte de estar em equipa, nada fácil em qualquer lado e circunstância, e o mestre que sabe transmitir confiança, é escutado e seguido.

 

Houve contágio, não propriamente o da pandemia, mas da coragem, da interajuda, o mais forte a dar vigor ao mais débil, o mais experimentado a acompanhar o recém-chegado. Coisa bonita de se ver, de se conhecer, o capitão a chamar os outros para juntos erguerem a taça da vitória, gosto a suor, lágrimas, saudades, esforço..., mas vitória única. A tenacidade desta equipa toda e adeptos mais próximos está certamente a ser tida em conta como exemplo para tantas equipas, pequenas, jovens de todas as idades. Há muitas portuguesas e portugueses como eles, decididos, empreendedores, pessoal e socialmente, longe das lamúrias, conversatas destrutivas e interesses mesquinhos de proveito somente próprio.

 

Abarcam o mundo com a bola e com o coração e não param neste percurso de vencedores, a vida toda. Mil felicidades aos campeões! E aos Portugueses!

Reativa
PUB