Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas “Fátima devia ser mais valorizada”

“Fátima devia ser mais valorizada”

21-01-2022
O 25º aniversário da elevação de Fátima a cidade foi o pretexto para esta entrevista com o presidente da Junta de Freguesia de Fátima. Humberto Silva partilha a sua visão sobre a cidade.

Notícias de Fátima (NF) - A Junta de Freguesia de Fátima apresentou recentemente o programa do 25º aniversário da elevação de Fátima a cidade. É o programa ideal ou o programa possível?

Humberto Silva (HS) - O programa está a ser elaborado há algum tempo. Se é o ideal? Nós, neste executivo, pautamos sempre por não estar satisfeitos com o que fazemos; queremos sempre mais.

 

NF - Quanto é que a Junta de Freguesia vai gastar nas comemorações?

HS - Já temos uma ideia e já entregámos o projecto ao executivo camarário. Esperamos que o Município esteja disponível para colaborar connosco, como sempre colaborou. E tenho a certeza de que não nos vai desiludir com a comparticipação, quer seja monetária, quer seja logística, porque também vamos precisar do apoio logístico do Município, para a realização de alguns eventos. Mas claro que o apoio monetário é o mais importante. Já temos uma ideia dos valores necessários, mas não vou revelá-los sem ter a resposta da Câmara. Também estou confiante de que as pessoas da nossa terra vão colaborar. Os fatimenses foram sempre resilientes e amigos de ajudar uma causa.

 

NF - Que expectativas tem em relação às comemorações?

HS - Estou entusiasmado e acredito que as pessoas vão aderir. São 25 anos de uma cidade que cresceu exponencialmente. Temos eventos para todos os públicos. Quisemos chegar a todas as idades e a todos os estratos da nossa sociedade. Eu ouvia com frequência esta frase ao nosso saudoso e querido Padre Manuel Henriques: “Sabes rapaz, quando em Fátima se toca o sino para ajudar, toda a gente aparece. Fica descansado que se pedirem ajuda, todos em Fátima colaboram!”. E nós estamos também cientes de que assim será - quando se tocar o sino a rebate os fatimenses irão comparecer!

 

NF – Não teme que a pandemia possa estragar a festa?

HS - Vamos ver se não nos irá obrigar a alterar a data de alguns eventos. Mas estamos optimistas! O primeiro evento de vulto está agendado para 12 de Julho, dia da cidade. Penso que, a partir de Abril, a pandemia vai abrandar.

 

NF – Como é que gostava que esta data fosse lembrada pelas gerações vindouras?

HS - Gostava que as pessoas sentissem que as bodas de prata da cidade da paz foram celebradas com a dignidade possível, numa época de pandemia e num ano que se prevê que seja um pouco de contenção, não só ao nível da câmara, mas também das empresas, porque não sabemos o que vem aí.

 

NF – A Junta de Freguesia quis também envolver as freguesias vizinhas nestas comemorações. Por alguma razão em particular?

HS - Entendemos que existem muitas ligações entre Fátima, Santa Catarina da Serra, Atouguia e Nossa Senhora das Misericórdias. Muitas pessoas vieram trabalhar para Fátima; outras ajudaram a construir a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima; outras iniciaram os seus negócios, através dos artigos religiosos, e estabeleceram-se aqui.  No caso de Nossa Senhora das Misericórdias, pesou também o facto de uma parte do Bairro fazer parte da freguesia de Fátima.

 

 

NF - Por norma, o programa das comemorações de uma cidade inclui sempre a inauguração de uma obra. Neste caso, será a biblioteca de Fátima ou poderá haver mais surpresas?

HS - Da parte da Junta, é nosso desejo ver aquela obra concluída até ao final do ano, para podermos inaugurá-la e fechar com chave de prata estes 25 anos. Mas temos também a requalificação da Estrada de Leiria e o encontro de escultores, que também envolve as turmas de Arte do Colégio de São Miguel. Pode ser que daí suja alguma peça que dignifique a cidade. Também queríamos completar o painel do cemitério de Fátima.

 

NF - Fátima tem ainda várias carências. No seu entender, quais são as mais urgentes?

HS - Uma das principais lacunas da cidade, que recebe entre sete a oito milhões de visitantes por ano, diz respeito à mobilidade. A cidade precisa muito de investir nessa área, precisa de mais passeios, mais passadeiras, lancis rebaixados e passadeiras elevadas, para facilitar a circulação de peões.  Eu tenho toda a certeza de que a cidade ficaria a ganhar se algumas zonas passassem a ser só pedonais, como acontece já em várias cidades do nosso país e por essa Europa fora ou nos dias de grande movimento em Fátima. Iria enriquecer a cidade, o comércio, os negócios, os habitantes… Também seria muito importante criar parques de estacionamento a poente do Santuário, na zona entre as avenidas D. José Alves Correia da Silva e Papa João XXIII. O Santuário fez um trabalho espectacular na parte norte, por trás da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Aqueles parques são fundamentais. Agora, devíamos requalificar a parte poente. Por exemplo, as zonas por trás da Rodoviária e da GNR em nada dignificam a cidade. E estão apenas a 500 metros do Santuário, que recebe sete milhões de pessoas por ano.

 

NF – O Município tem dado a devida atenção a Fátima?

HS - Na minha opinião, Fátima merecia mais e devia ser mais valorizada. É o tal problema de termos um concelho muito grande com duas cidades, e Fátima a precisar constantemente de adaptações. Por exemplo, as obras de saneamento que se fizeram há 10/20 anos já estão desactualizadas para uma cidade que cresceu mais do que o previsto. Aliás, Fátima tem sempre crescido mais do que o pensado.

 

NF - Falta o tal plano estratégico…

 HS – Sem dúvida! Fátima precisa de um plano estratégico para continuar a crescer ordenadamente. Ainda vamos a tempo de ter uma cidade ordenada, porque somos jovens. Além disso, há uma série de infra-estruturas a precisar de resposta. Por exemplo, temos de resolver a questão do Centro de Saúde de Fátima. Há oito anos foram feitas obras de algum vulto naquele edifício, que é da Junta de Freguesia, mas já são necessários mais três gabinetes para receber três médicos, que irão assegurar as três mil pessoas sem médico de família na freguesia. O edifício já não tem capacidade para acolher esses três gabinetes, só ocupando as actuais instalações da biblioteca, que, entretanto, vai ser transferida para a antiga EB1 de Lombo d’ Égua, cujo edifício está a ser requalificado para esse efeito. Mas daqui a quatro ou cinco anos, voltamos a ter o mesmo problema e, nessa altura, já não pode crescer mais. Temos também a questão dos bombeiros, que já devia estar resolvida há muito tempo. Para isso, precisamos do apoio do Governo, mas o orçamento previsto para este ano não contempla nem um cêntimo para aquela estrutura de apoio à Protecção Civil. No caso do nó de ligação do IC9 à A1, ficámos mais uma vez para trás. Fizeram um nó no Cartaxo - não circulam lá mais de 100 carros por dia; fizeram um nó em Ponte de Sor – também não passam lá mais de 200/300 carros por dia. E porque é que em Fátima não se cria o nó?

NF - Continua a existir um preconceito em relação a Fátima?

HS – Sem qualquer dúvida! E nos últimos anos, tem-se notado bem isso, porque temos tido governos de esquerda, estão sempre a cortar as pernas a Fátima. A questão do corte das turmas nos colégios é um bom exemplo disso.

 

NF - Gostava de ver a Junta de Freguesia com competências reforçadas?

HS - Podíamos ter mais algumas competências e a Junta tem capacidade para receber essas competências.  No entanto, não é assim tão fácil. A Junta de Freguesia está já no limite. Temos cinco administrativas e todas elas têm muito trabalho. O horário de saída é às 17h, e temos duas administrativas que ficam até às 18h30, porque têm sempre muito trabalho. Nós passamos entre 20 a 30 atestados por dia a cidadãos estrangeiros. Na segunda-feira [10 de Janeiro] passámos sete atestados a uma família brasileira que veio para Fátima. A cidade é cada vez mais multicultural. Sempre teve essa capacidade.

 

NF - Como é que gostava de ver a cidade daqui a 25 anos?

HS - Gostava de ver uma cidade moderna. Gostava que a cidade respondesse às necessidades das pessoas que aqui habitam. Mas também gostava que tivesse todas as condições para receber 10/11/12 milhões de visitantes. Gostava que a cidade oferecesse às pessoas museus, bibliotecas, entre outros espaços culturais, de desporto e natureza. Gostava que a cidade tivesse capacidade de receber pessoas. Gostava que a cidade conseguisse segurar cá mais tempo os visitantes, porque trazia mais riqueza, empregabilidade, desenvolvimento, independentemente de estar no concelho de Ourém ou de Fátima. Mas claro que gostava mais de a ver como sede do concelho de Fátima, mas mantendo as ligações a Ourém, Batalha, União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chaínça.

 

NF - No caso de Fátima conseguir a autonomia, é da opinião que deve continuar integrada no distrito de Santarém ou Leiria?

HS – A opinião geral é que temos mais ligações com Leiria. Nós não estamos na zona do Ribatejo, não temos afinidades com a tauromaquia, agricultura, cavalos, campinos… Nós estamos a 60 quilómetros da sede do distrito e estamos a 16 da cidade de Leiria. Toda a afinidade é com Leiria. Neste aspecto, penso que a Igreja teve visão. A diocese é Leiria-Fátima. Aliás, a Igreja tem tido sempre visão, a começar pelo Santuário e pelas congregações que se estabeleceram aqui em Fátima. Contribuíram muito para o desenvolvimento da cidade, deram empregabilidade, conhecimento…Temos muitos advogados, professores, juízes que estudaram nos seminários de Fátima. Essas congregações estavam habituadas a grandes cidades e, quando vieram para Fátima, já pensaram em grande.