Notícias de Fátima (NF) - Qual é a sua ideia de felicidade plena?
António Oliveira (AO) – Um professor da Universidade de Sorbonne dizia que a felicidade nunca está onde a colocamos. Para dizer que a plena nunca é alcançável porquanto quando pensamos atingi-la esta já não nos satisfaz. No meu entender, há felicidades momentâneas: Fui feliz no casamento, no nascimento dos filhos e netos. Outros houve como quando o Benfica foi campeão Europeu, no 25 de Abril.
NF - Qual é o seu maior medo?
AO- O meu receio é o futuro do planeta ameaçado a diversos níveis: ecossistema e guerras pondo em perigo toda a humanidade, perante a passividade e prepotência de quem governa, agindo como se isso fosse só para os outros. António Guterres disse recentemente que “se a Terra fosse um ser humano estaria nos cuidados intensivos”. Sintomático.
NF - Qual é a característica que mais detesta em si mesmo?
AO – Ansiedade e insatisfação. Por muito que eu me esforce para fazer uma coisa, fico sempre com a sensação que nunca está perfeita. Isso cria em mim alguma ansiedade e sobretudo frustração, apesar de ter a noção que terei dado o meu melhor.
NF - Qual é a característica que mais detesta nos outros?
AO – A hipocrisia, a falsidade e o oportunismo sobretudo quando pretendem fazer alguma coisa para a comunidade/país para daí tirar dividendos.
NF - Que pessoa viva mais admira?
AO – Obviamente que os meus filhos são sempre uma referência. Satisfaz-me saber que são reconhecidos pelo seu trabalho, onde quer que seja, a sua verticalidade. Admiro todos aqueles que privam da sua liberdade para que os outros a tenham, mesmo com a própria vida.
Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 15 de março de 2024.