Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

2 de fevereiro, 2023

Teste do Pezinho – O que é? Para que serve?

Orastreio neonatal da doença falciforme (drepano citose), também conhecida como doença do pezinho, é um teste que permite identificar as crianças que sofrem desta doença o mais precoce‑ mente possível.

 

O objectivo é, caso a criança seja positiva para a doença, ser acompanhada desde o nascimento para evitar as suas complicações. Esta doença afecta cerca de 4 milhões de pessoas em todo o mundo.

 

Trata‑se de uma doença genética que causa anemia grave, oclusão dos pequenos vasos sanguíneos e lesões em vários órgãos, sendo que estas crianças têm episódios frequentes de dores fortes e um risco elevado de infecções e até de acidente vascular cerebral em resultado das sucessivas oclusões micro e macro vasculares. Pode, ainda, dar origem a problemas ósseos, pulmonares, cardíacos, pancreáticos ou hepáticos.

 

Um acompanhamento clínico desde cedo previne o sofrimento e as complicações melhorando a qualidade de vida do doente.

 

Por esta razão, o programa nacional de rastreio neonatal propõe a inclusão do recém‑nascido neste rastreio.

 

Estes doentes, sendo bem acompanhados, vão aprendendo a viver com a doença, sabendo reconhecer as situações que desencadeiam as crises como a desidratação, o esforço físico e mesmo as mudanças de clima. Segundo a Associação Portuguesa de Pais e Doentes com Hemoglobinopatias o stress e os estados de ansiedade são algumas das complicações que afecta a maioria destes doentes, sendo a associação um grande apoio para este tipo de doentes

Últimas Opiniões de Helena Barroso