Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

10 de agosto, 2023

Conversas Holísticas – O efeito da Adrenalina no nosso cérebro

As nossas glândulas suprarrenais produzem 56 combinações diferentes de adrenalina para todo o tipo de actividade e emoções. Há uma combinação de adrenalina para tomar banho, outra para sonhar e outras dezenas para tarefas neutras que não estão associadas ao stress. Temos também outras combinações mais potentes (o óxido nitroso que falámos no artigo anterior) que se destinam a ser utilizadas apenas em emergências que nos dias de hoje são uma constante, pois parece que a nossa vida está sempre à beira do colapso. Activamos, então, a adrenalina para conseguirmos fazer uma enormidade de coisas num período de tempo mais curto do que nunca (“aumentando a potência do motor”). Esta adrenalina que alimenta os nossos cérebros (“motores”) está a pressionar os nossos neurotransmissores, a actividade eléctrica dos nossos nervos, as nossas células gliais e os nossos neurónios para além da sua capacidade total, antes do tempo previsto. Lembra-te que o óxido nitroso deve ser utilizado num curto período de tempo para evitar a explosão do motor. É, em parte, por isso que ouvimos cada vez mais falar em Alzheimer, perda de memória, desorientação, confusão, depressão, dificuldade de concentração, e demência. Estamos a ser levados aos nossos limites, “à explosão do nosso motor”. 

Mas, infelizmente, os efeitos do uso excessivo da Adrenalina vão muito além dos efeitos cerebrais. Descobre mais no próximo artigo.

Últimas Opiniões de Joana Oliveira