Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

17 de dezembro, 2020

Olhar de Frente — Ver Diferente

Não é necessário ser‑se grande analista político, comentador, líder de opinião, “influencer” (como agora se diz), e ainda menos astrólogo ou adivinho, para vaticinar que o PS de Costa, atravessando uma das piores crises de sempre, não irá ganhar as eleições legislativas daqui a três anos. Não por causa da dita crise, que já se viu será para durar e prolongar‑se por uma boa meia‑dúzia de anos (só para começar a sair dela), mas porque a imagem  naturalmente se desgasta e os eleitores cansados tendem sempre a votar na alternativa que na altura houver. Só para variar, para que não sejam sempre os mesmos, mesmo sabendo que depois continua tudo na mesma.

 

É assim desde sempre. Nunca um líder político aguentou e superou três legislaturas seguidas. No entanto, o facto de Costa conseguir levar duas por diante, em plenas crises, e ainda por cima sem maioria, é obra que fica registada nos anais. Idêntica ilação deve valer para o PSD de Rio, que também não oferece nenhuma garantia de ser, ou vir a ser alternativa credível, e em que a maioria absoluta é igualmente impensável. Veremos que caminho trilhará daqui até às autárquicas, e a partir daí, em função dos resultados que tiver, e de mais uns quantos dislates, tão ao seu, quanto ao nosso gosto. Enquanto isso, o Presidente da República (actual e futuro), vai‑oserenamenteafagando e apoiando, colocando‑lha a mãozinha por baixo, como fazem os adultos aos bebezinhos quando aprendem a andar, para não caírem.

 

Do CDS nem vale a pena falar, depois de uma convenção onde houve espaço para divisão e dissensos a propósito do apoio à recandidatura de Marcelo. A direita dividida, partida e repartida, ainda por cima dentro de cada partido, é coisa inédita no nosso quotidiano democrático, o que deve ser visto e analisado com prudência e alguma inquietação. A divisão e consequente esvaziamento desse espaço potencia a que seja ocupado pela extrema direita totalitária e retrógrada. E isto, que já está a acontecer, não é nada bom.

 

O anúncio da recandidatura de Marcelo era tão mais expectável, quanto segura a sua reeleição. Sobre as presidenciais relego o meu comentário para a próxima edição. Mas na senda do que disse a propósito do PSD e de Rio, devo fazer aqui o devido reparo à patacoada de Marcelo na TV, a propósito do acidente de Camarate e do falecimento de Sá Carneiro, quarenta anos depois. Como quem também leu o último volume das memórias de Freitas do Amaral. Misturando as vestes de comentador político e de PR, que ainda é, tal opinião surge desajustada e extemporânea, implicando um claro favorecimento político‑partidário. Perdeu uma excelente oportunidade de ter ficado calado. Como em outras ocasiões, aliás.

 

Ainda a propósito de eleições e da extrema direita, consta que o Chega! se perfila para as próximas eleições autárquicas no concelho de Ourém. Num concelho já de si tendencialmente conservador, que em tempos idos foi a única autarquia onde o antiquado e extinto PDC (Partido da Democracia Cristã ‑ que era o mais à direita que havia na altura) conseguiu ganhar, sermos agora confrontados com candidatos deste calibre, ainda  mais à direita, quase meio século sobre a revolução de Abril de 74, é ainda mais preocupante e um manifesto retrocesso. Num concelho que paralisou e estagnou há muito. Por isso, é importante que continuemos a manifestar a nossa firme intenção em discutir a imperiosa necessidade da criação do concelho de Fátima. Só começando é que se lá chega, e é tempo de o fazermos, porque estas coisas não acontecem de um dia para o outro e levam o seu tempo. Na melhor das hipóteses, Fátima poderá e deverá ser concelho a partir de 2025. É, pois, mais que tempo de começar e avançar.

 

E com isto aqui me despeço, com excelentes votos de boas festas, Natal e Ano Novo, mais ou menos confinados e com os cuidados que se recomendam.

Até para o ano.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito