Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

19 de novembro, 2020

Olhar de Frente – Ver Diferente (A DesVentura de Rio)

1. Desta vez Rui Rio aprontou-a bonita. Das duas uma, o homem ou é inimputável e não deve ser responsabilizado pelos actos que pratica, ou está mesmo desesperado. Com uma relação difícil com a comunicação social, não tem dado muito a cara nos últimos dias, à espera que a coisa passe. O homem tem sido uma chacota de si próprio, mas esta acho que ninguém esperava. Nem eu, a léguas desta formação política, apesar de aí ter alguns amigos, que ainda ficaram mais confusos do que eu. O facto é que Rio atravessou mesmo a intransponível linha vermelha, com as mais nefastas consequências, para si, para o partido que supostamente lidera, mas também para o país e para a democracia. Digam o que se disser, arranjem as desculpas que arranjarem, há coisas que não se fazem, por violarem o que comummente se designa como o mínimo ético. Como em tudo na vida, também na política há limites. Ser oposição ao poder, não é querer o poleiro a qualquer custo. Mas Rui Rio não se apercebe disso. Obstinado, teimoso que nem uma mula, como diria o meu avô, encostou o partido ainda mais à direita do que fez Cavaco in illo tempore, para não mais se libertar. Tenho-o dito: o PSD não é um partido social-democrata, e a evidência está à vista. Rio quis arrogar-se de novo disso quando assumiu a liderança, mas os factos e atitudes têm-no desdito. Contestado intramuros e com uma liderança periclitante, não consegue agarrar o seu próprio partido, e vem dizendo pérolas como: “Em Portugal nunca houve ditadura, nem fascismo nenhum!”; “Não há racismo em Portugal, nós não somos um país racista!”; “Não perdi as eleições, e não houve desastre nenhum!” (nisto, o coitado até faz lembrar o Trump!). Talvez por isso, estender a passadeira, dar a mão e abrir a porta à extrema-direita, populista, racista, xenófoba, anti-parlamentar e antidemocrática, lhe deva parecer a coisa mais natural deste mundo. Não pode ser. O que fez foi gravíssimo, e um político assim, não tem vulto, nem idoneidade, e ainda menos carisma, para vir a ser primeiro-ministro do meu país, seja em que circunstância for. É caso para lhe dizer auf wiedersehen. Para ajudar à festa o BE resolve cuspir na sopa, com tiques de irreverência e irresponsabilidades de uma adolescência tardia, em plena crise existencial e pandémica. Finalizo este assunto, obrigando-me a dizer que considero tudo isto muito sinistro, muito grave e muito preocupante para a democracia e para o sistema democrático.

2. Fátima, Ourém, o concelho e demais freguesias, têm sido tradicionalmente conservadores. Justificam-no motivos de índole sociológica, que não cabe discutir aqui. Por isso não espero que a minha opinião seja grandemente entendida por grande parte do circunscrito universo de leitores. Mas ainda pior faria se permanecesse calado e não dissesse mais qualquer coisa a respeito do que falei, mas desta vez circunscrito ao concelho e às autárquicas que já se desenham no horizonte. A propagandística da CMO e do PSD (local e concelhio), está em marcha, com o seu cortejo de sicofantas, à míngua de interesses, prebendas e favores pessoais. Foi isso que se passou com o PDM, com os concursos levados à discussão pública em relação ao aumento da exploração das pedreiras da zona do Casal Farto, com prazos a correr dissimuladamente em plena época de pandemia. É o que se está a desenhar actualmente em relação ao PUF. Mas como ainda estamos em tempo de falarmos disto, aqui fica, por enquanto, o alerta.

Tenha uma boa quinzena, bom confinamento, recolha-se, reflicta e cuide-se.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito