Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

18 de março, 2022

Olhar de Frente — Ver Diferente (Estranho mundo, estranha governança)

1.“O Inferno são os outros”, disse JP Sartre, nos anos 60 do século passado. Há menos de dois anos, o mundo era abalado por uma guerra de dimensões planetárias contra um vírus invisível para o qual não estávamos preparados. Decretaram-se estados de emergência, estados de calamidade, confinamentos, restrições à circulação, proibiram-se ajuntamentos, impôs-se o distanciamento social, paralisaram-se indústrias, comércio, serviços e sectores de produção. Grandes metrópoles de milhões de habitantes ficaram com as ruas completamente desertas, e o mesmo em vilas e aldeias. Os carros deixaram de circular e os aviões deixaram de riscar os céus. Quase tivemos a sensação de regressar ao primitivo estado de natureza. Ninguém escapou. A pandemia alastrou por todos os continentes, até às mais remotas ilhas do Índico e do Pacífico, do arquipélago de Tonga às dispersas e isoladas ilhas da Micronésia. Só escapou a Antártida, porque os pinguins, apesar de bípedes, não fazem parte do género humano. Houve centenas de surtos, passámos a usar máscaras (que davam uma falsa sensação de segurança, como inicialmente foi dito), colocámos acrílicos nos balcões de atendimento e nas mesas dos restaurantes, fomos inoculados, uma, duas, três vezes, em outras tantas vagas. Mas a vacina não impedia o contágio. E muita informação lacunosa e contraditória, do diz que que disse. Habituámo-nos, deixámos de ligar, interiorizámos que o vírus veio para ficar, mais um no meio dos milhões de vírus e bactérias existentes desde que à vida no planeta. E passou a ser mais uma doença de que se morre. Se já não se lembram, a primeira vacina descoberta foi a Sputnick (russa), e depois a chinesa. Mas ninguém as quis, e nunca chegámos a saber bem porquê. E desses países, passaram a circular cada vez menos notícias acerca da pandemia e de outras coisas. Desencadeou-se uma guerra acerca das patentes, e ficámos a saber que os estados estavam nas mãos e dependência dos grandes lobbies da indústria farmacêutica. Glorificou-se a ciência, pelo facto da descoberta de uma vacina em tempo record. A humanidade estava salva, finalmente. Foi sol de pouca dura.

 

2. Assim que nos julgámos aliviados, novo conflito se desenhou no horizonte e nova guerra eclodiu. Mas desta vez na europa. É fácil juntarmo-nos ao imenso cortejo de indignados, numa espécie de maniqueísmo institucional, como se a razão estivesse apenas de um lado e a culpa do outro. Reagimos de imediato, epidermicamente, às notícias que nos chegam, sem nos interrogarmos acerca da origem e dos meandros, sem saber, nem querer saber, de como nos deixámos chegar até aqui. Para já, resulta mais que evidente, o absoluto falhanço da diplomacia e de todos os seus canais, de uma forma tão obstinada e ostensiva de parte a parte, que nos dá a impressão de tudo ter sido premeditado e propositado. Por outro lado, assiste-se ao deplorável espectáculo da comunicação social, especialmente das televisões, que transmitem de modo insistente, repetitivo e manipulador, as mesmas imagens chocantes, sem sequer cuidarem de apelar à especial sensibilidade dos espectadores. Apenas interessam as audiências, pouco se informa e menos se esclarece. Como quem queira mesmo, que a guerra mundial deflagre a qualquer momento para a transmitirem em directo. Mário Soares, já em 2008 tinha alertado do perigo para a União Europeia, de a NATO querer incorporar a Ucrânia, em vez de se desenvolverem diligências para a sua integração na EU, que andou todos estes anos a assobiar para o lado e foi apanhada em falso. Agora, tenta-se aprovar a adesão da Ucrânia à EU, à pressa e com a pompa e circunstância de Versalhes, à boleia da presidência francesa da EU, com Macron em vésperas de campanha eleitoral. Mas o país mais pobre da europa está longe de reunir o consenso e demais requisitos para se iniciar o respectivo processo de integração. E se a guerra continuar por muito mais, existe mesmo o risco de se tornar num estado inviável. A conflito bélico entre a Rússia e a Ucrânia, dura desde 2014, pelo menos, com dezenas de milhares de mortos. E nunca antes se viu, da parte da comunidade internacional, quem a defendesse do modo que agora o fazem, com o argumento de estarem em causa os valores civilizacionais da democracia ocidental. Há uma imensa hipocrisia nisto tudo. Mas dito isto, nada justifica que um estado soberano invada e ocupe o território de outro estado soberano, em clara violação das normas do direito internacional vigente, tal como aprovado e respeitado pelos estados e nações do mundo. Como comecei com um filósofo, finalizo com outro, citando o pessimista Thomas Hobbes, no seu Leviatâ: “A sociedade faz do homem, o lobo do outro homem”. Parece ser bem verdade. Que se alcance a paz, na Ucrânia e em todo o lado.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito