Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

19 de março, 2021

Olhar de Frente — Ver Diferente (Fátima – Cidade Ecuménica)

1. Há vinte anos atrás, em 2001, Sua Santidade o Dalai Lama iniciou um périplo por vários países, numa campanha de sensibilização para a questão do Tibete, entre outras. Nesse périplo veio a Portugal, onde era para ser recebido oficialmente com honras de Estado, pelo então PM António Guterres e pelo na altura PR Jorge Sampaio. Tal não veio a acontecer, para não ferir a susceptibilidade da China, que desde o início explicitamente se opôs e exerceu imensa pressão e influência através dos seus canais diplomáticos para que não sucedesse, e todo o cerimonial e protocolo foram cancelados. Não tendo a sua visita sido oficial, o Dalai Lama desvalorizou e veio na mesma e acabou por passar também em Fátima, onde foi ao Santuário. Na época, era reitor o Monsenhor Luciano Guerra, que com a visionária dimensão que sempre foi seu apanágio, o recebeu com a devida cortesia, e pelo bispo de Leiria‑Fátima, D. Serafim Ferreira. Uma vez no Santuário, esteve na Capelinha, onde meditou e orou pela paz no mundo. Na retina da memória, registei para sempre, até hoje, a circunstância em que vi a Veneranda personagem, naquela fria manhã de Novembro, ascético na sua toga encarnada, braços nus e sandálias, ladeado pelos ditos Reitor e Bispo, a descer o Santuário vindo da velha Cruz Alta.

Paradoxalmente, vinte anos passados, a terra está cheia de produtos e investimentos chineses, desde a mera quinquilharia, às bugigangas e santinhos com olhos em bico, grandes lojas, restaurantes e indústria extractiva – pedreiras.

2. Recentemente o Papa Francisco visitou o Iraque e a mítica cidade de Ur (da antiga Suméria, berço da civilização), onde se acredita que nasceu Abraão, pai de todas as tribos de onde, segundo o livro, provieram as grandes religiões monoteístas desta parte do mundo – judaísmo, cristianismo, Islamismo.
Num magnânimo gesto de dimensão ecuménica, apelou mais uma vez à tolerância, ao diálogo e à paz no mundo, paradigmático e num claríssimo contraste com os fanatismos, fundamentalismos e populismos que vêm assolando as nossas sociedades.

3. Após a sua tomada de posse para cumprir segundo mandato como PR, a primeira cerimónia oficial de Marcelo Rebelo de Sousa foi a sua presença no Porto, para uma cerimónia ecuménica. Depois, as suas primeiras visitas oficiais foram à Santa Sé – Vaticano e à vizinha Espanha. Do Vaticano trouxe a novidade de que o Papa voltaria a visitar Fátima em 2023, por ocasião das jornadas da juventude. De facto, isto anda tudo ligado e andamos todos ligados. Fátima motivou sempre alguma controvérsia e polémica, mesmo dentro da própria Igreja, que aliás, nunca a impôs como dogma de fé. Mas a realidade tornou‑a incontroversa. O fenómeno, as visões, como agora, e bem, se passou a chamar‑lhes, é largamente transcendente universal, e portanto, com alto significado ecuménico. Fátima, aliás, é um nome feminino de origem árabe, muito comum daquelas bandas. Por tudo isto, é e será sempre cada vez maior a afirmação de Fátima no país e no mundo. Muito mais que uma evidência, é também por aqui que teremos de evoluir e achar novos trilhos que nos ajudem a sair da crise, rumando ao futuro, a termos cada vez maior autonomia e a sermos concelho, porque é disso que se trata.

Em tempos de pandemia, de crises, tanto económicas, como de valores e de princípios, vale a pena reflectirmos um pouco sobre isto.

Boa continuação de desconfinamento, boa Quaresma e cuide‑se.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito