Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

24 de setembro, 2021

Olhar de Frente – Ver Diferente (Novos tempos e novas vontades virão)

As eleições autárquicas deveriam ser as mais importantes para a generalidade dos cidadãos, derivado da especial proximidade que se estabelece entre eleitores e eleitos, e dizerem directamente respeito às mais imediatas necessidades da comunidade em que estamos inseridos. Os eleitos, por sua vez e paradoxalmente, teimam em continuar completamente alheados desses assuntos. No que respeita aos partidos políticos tradicionais, os candidatos apresentam-se a sufrágio sem programa que mereça discussão. Cumprem apenas calendário. Nada de realmente importante e essencial se discute, se questiona, e muito menos se propõe: ambiente, mobilidade, sustentabilidade, inovação, educação, etc. Tudo assuntos da maior importância, e cada vez mais nos tempos que correm. Só falam da bazuca. Como diz o velho ditado: Fazem conta com o ovo no cu da galinha. Para quê o esforço se já se sabe quem vai ganhar? O deserto de ideias é confrangedor. São antros vazios, encapsulados e enredados em particulares teias de obscuros interesses e jogos. Carecem de profunda reestruturação, na metodologia e no pensamento. Por isso, que cada vez mais se abre o espaço de intervenção aos movimentos cívicos de independentes, para lembrarem o exercício dos deveres de cidadania que a meia dúzia de caciques “Iluminados”, não fazem, refastelados na cadeira do poder local, onde se vão perpetuando, às vezes de forma hereditária. Seja qual for o resultado destas eleições, não é de todo desejável uma maioria absoluta, dado terem sobejamente demonstrado a sua incompetência e falta de respeito para com os cidadãos, não merecendo, portanto, a total confiança dos eleitores. Só evitando essa maioria absoluta e elegendo outros pares, lograremos novos equilíbrios, por forma a serem devidamente escrutinados todos os actos, em nome do rigor, da seriedade e da transparência.

 

De há quatro anos a esta parte, procurámos suscitar o debate e questionar órgãos autárquicos, partidos políticos e a opinião pública, a propósito das carências de Fátima e acerca de coisas tão importantes como, a instalação de uma loja do cidadão, a localização do quartel dos bombeiros, mais autonomia para Fátima, a criação do concelho, etc. Não nos ocorre que alguma vez a oposição tenha vindo a terreiro pugnar por essas causas. Limitaram-se a vir à boleia, por arrasto. A Junta de Freguesia, que desde o início ignorava, e chegou mesmo a opor-se, despertou dissimuladamente para o problema e veio emendar a mão, acabando por criar e instalar esse espaço na própria sede. Portanto, valeu a pena a insistência e termos falado disso.

 

Quanto à maior autonomia e há questão do concelho, o tempo passou e nunca os partidos vieram a terreiro dizer o que quer que fosse a esse respeito. Agora, com as eleições à porta, vieram arengar umas justificativas mal-amanhadas e sem substância, deferindo o debate para daqui a mais 4 anos. Uma vez mais. Salvo a honrosa excepção da CDU, que desde sempre se manifestou favorável, todos os outros se pronunciaram de modo não assumido e hesitante, quando não, mesmo contra. E neste último sentido registou-se um facto curioso: o presidente da Câmara, Albuquerque filho, afirmou solenemente, qual oráculo de superiores desígnios, que tal questão não é sequer uma prioridade nacional; Albuquerque pai (antigo e ex-presidente da CMO), por sua vez, veio, dizer em uma entrevista que Ourém só beneficiaria com a separação de Fátima do restante concelho.

É muito comum em política jogar-se com pau de dois bicos. Mas vindo de quem vem, pelos cargos e funções que desempenharam e desempenham, embora deferidos no tempo, convenhamos que a desfaçatez é absolutamente total.

 

Por último, a polémica à volta das pedreiras, que resultam num prejuízo efectivo em desfavor das nossas populações, e, portanto, da freguesia, tornou-se de tal modo insustentável, que ganhou dimensões de escândalo e de pura roubalheira. Fátima e os fatimenses foram completamente ignorados e postos de lado, esbulhados e espoliados do seu património natural e ancestral, mais que centenário, em benefício das negociatas, do favorecimento e dos compadrios, da pura ganância e do lucro desmesurado de uns poucos, em que estão envolvidos responsáveis autarcas que ocupam lugares de proeminência na CMO e na AMO, e respectivos acólitos.

 

Votem conscienciosamente, votem bem.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito