Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

19 de novembro, 2021

Olhar de Frente — Ver Diferente (Pior A Emenda Que O Soneto)

1. Que Marcelo quisesse aproveitar o segundo mandato para recolocar a direita no poder, era mais que óbvio. Os que lhe antecederam no cargo, fizeram, ou tentaram fazer, o mesmo. Agora, que o tenha feito de forma tão precipitada e desastrada, isso já nos surpreende. Ainda por cima escassos dias após um acto eleitoral, do qual resultou uma correlação de forças no espectro político, mais que evidente. Bastava-lhe ter esperado uns meses, ou mesmo um ano. Teria dado possibilidade à direita de se reajustar, e o desgaste natural do maior partido com assento parlamentar, a par do seu líder e primeiro-ministro, fariam o resto. 

 

Mas Marcelo parece agir por impulsos e tem a propensão para falar demais, sobre o que deve e o que não deve. Foi o caso que se passou, e com isto criou um imbróglio completamente inédito. E que imbróglio! Porque em 30 de Janeiro de 2022, arrisca-se a que tudo fique mais ou menos na mesma. Isto, se o PS tornar a ganhar as eleições, como é mais que expectável, ainda que sem maioria absoluta. Quanto ao maior partido da oposição, é o que se vê, e estamos definitivamente conversados. Posto isto, sempre estamos curiosos por ver como irá reagir, e sobretudo, como irá gerir a sua imagem, a partir daqui e até ao final do mandato. 

 

Marcelo tagarelou antes do tempo, ao vir dizer que o país não poderia perder a generosa oportunidade dos fundos da bazuca, arriscando-se a viver um ano em regime de duodécimos, caso o orçamento não fosse aprovado. Ao ter falado demais e pressionado, o que é que acabou por fazer acontecer? A obrigar-nos a viver todo o primeiro semestre de 2021 em regime de duodécimos. E isso, é o menos. Porque tornar a indigitar Costa como primeiro-ministro, para que forme novo governo, tomada de posse, apresentação de novo orçamento, a ser discutido e aprovado, ou reprovado, pelo novo parlamento; tudo junto, nunca deverá estar pronto antes de meados de Maio, ou mesmo Junho. Ao que se seguirão depois as férias, até Setembro. Portanto, muito mal esteve Marcelo, que acabou a comentar-se a si próprio. Foi pior a emenda que o soneto.

 

Que o leitor me perdoe o arrojo em comentar desta maneira. Mas por muito respeito que me mereça a figura institucional do Presidente da República, certo é que não é a rainha de Inglaterra. E se Marcelo, além de PR, não se abstém da sua natureza de comentador, comentando o que entende, como bem entende, então, por maioria de razão, também nós estamos habilitados em fazê-lo. É essa, aliás, a natureza e a essência do regime republicano.

 

2. Já quanto aos partidos, ficaram muito aquém do que seria expectável. Da direita à esquerda, passando pelo centro (se existe, onde é que está, para se alcançarem os devidos consensos?), ficaram todos mal na fotografia, tudo indicando que serão penalizados por isso. Mas mais, perante a crise criada, ao seguirmos os respectivos comentários e justificativas que arranjaram, continua bem patente que estão completamente desfasados da realidade. Falam apenas para dentro de si próprios, como se viu e se vê, e não respondem às mínimas aspirações do eleitorado a quem se dirigem. Já nem discurso têm. Nem parecem muito preocupados com isso, quanto mais em soluções. Por isso não admira que o fosso entre os eleitores e os partidos seja cada vez maior, e que a abstenção continue a aumentar, rondando quase os 50%. Depois, na noite eleitoral e após o escrutínio, ainda virão dizer que ganharam, ou que perderam por poucos. Nunca irão aprender.

 

3. Por último, a tudo isto acresce a iminência de uma quinta vaga, em pleno Inverno, com o parlamento dissolvido e sem poder legislar medidas de excepção, como estados de emergência, ou mesmo condicionando a campanha eleitoral dos partidos. E como se irão distribuir as tranches da bazuca pelas autarquias, por exemplo? À crise pandémica e sanitária, acresce agora, e agrava-se, a crise económica e financeira. Ninguém esteve bem.
Esperemos por outro tipo de discursos, e sobretudo de políticas, com outros políticos.

 

Tenham uma boa quinzena.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito