Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

23 de outubro, 2020

Olhar de Frente – Ver Diferente (Uma Crise Bizarra)

1.Saúde e economia: De todas as crises que atravessámos e tivemos oportunidade de vivenciar, e das que ocorreram antes na história, não houve nenhuma mais bizarra do que esta. Desde logo atente-se no seguinte: desde o primeiro momento, desde o primeiro dia, que se sucederam uma série de informações erróneas e contraditórios, de ditos e desditos, que só serviram para lançar a confusão e suscitarem todo o tipo de dúvidas. Depois começou logo a advertir-se para o facto das consequências se poderem reflectir a médio e longo prazo, tanto a nível sanitário, como económico e financeiro. Ao mesmo tempo sossegavam-se as pessoas ao afirmarem de modo quase peremptório que nada haveria a temer, porque a taxa de recuperação era alta, porque estávamos preparados e porque iria haver uma vacina, e também muito dinheiro para ajudar a superar a crise económica (bazucas, obuses, e sei lá que mais!). Tudo isto evoluiu e involuiu a par e passo, com avanços e recuos que ninguém entendeu, nem ninguém conseguiu explicar. Apenas que, tanto a vacina sanitária, como os dinheiros e fundos (vacina financeira), só estarão disponíveis a partir de meados do ano que vem. As negociações entre os parceiros europeus sofrem todo o tipo de atrasos e contratempos, e a par disso, os laboratórios científicos avançam e recuam concertadamente. Agora, a taxa de mortalidade e de infectados mais que duplicou em relação ao tal pico de que se falou no início da pandemia. Parece que há um algoritmo que calcula e prognostica que a taxa pode atingir até 4 mil casos de infecção diária. E é assim em todos os países da Europa e do mundo, tudo ao mesmo tempo. Bizarro.

2.A Encíclica Papal, a União Europeia e o Mundo: Para quem ainda não leu, recomendo vivamente a leitura na íntegra da encíclica “Fratelli Tutti”, do Papa Francisco. Está lá tudo. Transtorna-me imenso dizê-lo, mas a Europa de Robert Schuman já não existe. Foi pena, mas não soubemos aproveitar. Desde aquele longínquo dia de 9 de Maio de 1950, que poderíamos e deveríamos ter evoluído para melhor. A economia e a cupidez pelo capital sobrepuseram-se, e de que maneira, sobre o político. Desapareceram os grandes estadistas, e paradoxalmente, a ocidente parece que só resta mesmo o Papa, que com desassombro e imensa lucidez, diagnostica as enfermidades políticas e sociais, propugna soluções, alerta para os falsos populismos, radicalismos e fundamentalismos de todo o tipo, e insiste no apelo à solidariedade, e ao interesse e participação política de todos os cidadãos. Sublime.


3.Confinamentos: Penso que ninguém, nem eu, nem nenhum dos leitores anda satisfeito com o que se está a passar. Com isto de andarmos a ser controlados, com a proibição de eventos, de festas, ajuntamentos, de todo o tipo de medidas restritivas, recolhimento obrigatório, horários limitados, até aquela sugestão que quererem obrigar a descarregarmos determinada aplicação no telemóvel. Uma espécie de Big Brother da era digital. O Leviatã, de Thomas Hobbes. Ideias muito perigosas. Será que gostaríamos de ter governos extremistas e populistas a imporem-nos tudo isto em permanência? Pensemos bem nisto.
Tenha uma boa quinzena e não se esqueça, proteja-se.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito