Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

14 de março, 2024

Portugal nos cuidados intensivos

E agora? O que fazer destes resultados eleitorais?

Continuo a acreditar que o humanismo e o bom senso são a única forma de nos opormos aos fantasmas extremistas do passado, sejam de direita, sejam de esquerda. O historiador Michelet escreveu, num dos seus livros de investigação sobre a Antiguidade Clássica que no circo romano, depois de as feras estarem saciadas, havia o hábito de largar na arena um conde­nado, com um ovo. Ele tinha que atravessar toda a arena com o ovo na mão e ir depositá-lo num altar. Se con­seguisse chegar com o ovo intacto, o homem era libertado. A multidão estava ali na expectativa de ver se o homem se safava, ou se a tensão o fazia quebrar o ovo, ou se alguma das feras lhe dava uma sapatada ou se se atirava a ele.

O futuro (próximo) destas eleições legislativas, fazem-me lembrar um pouco este ovo e quem o transporta, neste caso Luís Montenegro e o seu futuro governo minoritário.

O que é interessante na política portugue­sa é que quando o PS perde e depois consegue formar governo, como em 2015, isso é considerado uma vitória. Quando o PSD e o CDS vencem um partido que tinha tido maioria absoluta e, ainda por cima, conseguem formar governo, isso é uma “derrota simbólica” ou uma “vitória amarga”, ou um “de­saire”, para usar a linguagem técnica dos comentadores.

Queira-se ou não, Portugal está nos cuidados intensivos. A aposta não é se o governo vai governar bem, mas sim até quando vai governar. À esquerda temos um líder que precisa de se afirmar, pelo que não vai facilitar nada ao seu opositor, nem que isso prejudique o país.

Do outro lado, na extrema direita temos um partido nada confiável, em que é fácil apontar-lhe (coloca-se real­mente a jeito) doses assinaláveis de de­magogia. Mas que é a terceira força política em Portugal. Que tirou deputados ao PS e PCP.

Que está implantado em todo o país. Que tem a deputada mais jovem desta legislatura. Mas que simultaneamente é um partido frágil, feito à imagem e semelhança de uma única pessoa. E todos nós sabemos o que acontece quando desaparece o líder que se julga eterno. O certo é que não podemos ter ilusões com este partido. Dizia Churchil que só o ingénuo do “conciliador acredita que se continuarmos a atirar bifes ao tigre, o tigre se torna vegetariano.”

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 15 de março de 2024.

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

 

Últimas Opiniões de José Poças