Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

José Poças

16 de fevereiro, 2024

Quando os coveiros viram médicos

Escrever na Terça Feira de Carnaval tem destas coisas. Por coincidência (ou não) começou a campanha eleitoral nesta época em que nos gostamos de mascarar (fingindo ser quem não somos), em pleno Carnaval.

            De 14 de Fevereiro (Quarta-feira de Cinzas) a 28 de Março de 2024 (Quinta-Feira Santa) é tempo de penitência para os cristãos, em que a igreja recorda o período de 40 dias em que Jesus esteve no deserto e foi tentado pelo demónio.

E não sei se é por coincidência ou não que iremos ouvir os debates eleitorais e votar no dia 10 de Março em plena Quaresma. Tentado ou não pelo demónio, um partido que esteve os últimos 8 anos seguidinhos no poder, vai prometendo crescimento em vez de austeridade, despesa pública (aumento do salário mínimo, etc, etc) em vez de poupança, o paraíso em vez deste purgatório em que vamos vivendo… Ou seja, o seu líder, que foi deputado e ministro socialista durante estes 8 anos, já não se lembra (nem quer que o lembrem) de ter votado alegremente as leis e as resoluções políticas que permitiram que o país estivesse como está.

            O que é estranho é que as pessoas têm tendência a esquecer rapidamente o passado, acreditando que o coveiro se pode transformar no médico que descobriu a cura para todas as doenças. José António Marina no seu livro Dictamen sobre Dios, conta uma história que se adapta claramente às pessoas que ainda acreditam no milagroso PS:

«Dois piedosos judeus discutem sobre os seus rabinos. Um diz:

- O meu rabino conversa com Deus todas as sextas-feiras.

- Como sabes? – perguntou o outro.

- Foi o próprio rabino que me disse.

- E como é que sabes que não está a mentir?

- Ora essa, como iria mentir um homem com quem Deus fala todas as sextas-feiras?»

Esta é a caricatura do Portugal de hoje. Lá vamos, cantando e rindo, a caminho do abismo, levados, levados sim (como no hino da Mocidade Portuguesa). Mas com classe, com imensa classe.

Estão na moda os debates políticos em apenas meia hora. O problema é que ninguém esclarece ninguém e o que era importante nestes encontros (?) entre os principais líderes políticos era que se percebessem os seus projectos. A culpa é também dos comentadores políticos que encaram estes debates como se fosse um jogo de futebol – o que interessa é se o fulano A se portou melhor que a líder B, se marcou mais “golos” ou se fez uma grande “defesa”. O futuro do país vive à volta do ego dos políticos

 

 

Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 16 de fevereiro de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de José Poças