Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home As bocas do turista intrigado

Uma bomba ‑ relógio ameaça Fátima…

O “Turista Indiscreto” lembrou- se de ir bisbilhotar o estado em que se encontra o verdadeiro pulmão respiratório de Fátima, que tem início a partir da Av. D. José Alves Correia da Silva e se prolonga Charneca do Algar d’ Água afora. Do que viu e que deveras o entristeceu, vem aqui deixar o seu grito de alarme…

 

Oxalá seja escutado antes de acontecer alguma catástrofe. Embrenhou­ se no matagal mesmo em frente ao começo da Via­ Sacra. Uma vereda, a partir da Estrada do Estoril (Av. Papa João XXIII) dá indicação de ser utilizada regularmente. Larga de início, logo estreita para simples carreiro. Seguiu o trilho. A menos duma vintena de metros, pela esquerda, uma robusta rede de arame demarca uma propriedade particular. Mas… a atenção foi ­lhe captada pelo facto da dita rede apresentar rombos capazes de permitir a passagem a adultos, sem grande esforço… Enfiou por um deles. E que viu?

 

Uma cabana feita de restos andrajosos, tecidos, madeiras, plásticos e metálicos… Em redor, roupa a secar, dependurada nos arbustos. No chão, uma espécie de lar, denotava servir para foguear! Calcule ­se o espanto! Mas, logo ao lado, vidraria de cacos de garrafas, reluzindo à chapa do Sol! Mas além, amontoados de lixos de múltiplas matérias, onde o plástico superabunda! Até contentores de lixo (caldeiros tipo balde, pretos, em bom estado, escondidos entre os arbustos, parecendo esperarem ocasião para … talvez… serem trocados a moedas!)

 

O trilho segue, até um portão na vedação, sem fechadura, substituída por um arame maleável para o suster encerrado… pois dá para o trilho principal que vai topejar com a Av. Dom José A. C. Silva, mesmo em frente ao Hotel Virgem Maria! E… que Ela nos valha, suplica o “Turista Indiscreto”, porque, ao que parece, mais ninguém se preocupa com o perigo eminente que representa todo este stato quo!