Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Desporto Fátima acolhe estágio de olímpicos colombianos

Fátima acolhe estágio de olímpicos colombianos

Desporto - 18 de março, 2021

Depois de ter estado cá em Janeiro deste ano, a selecção colombiana de atletismo voltou a escolher Fátima para realizar um estágio de marcha atlética, tendo em vista a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, que se realizam de 23 de Julho a 8 de Agosto.

Segundo o treinador Luís Fernando Lopez, as razões da escolha de Portugal prendem-se com as condições climatéricas e tranquilidade que o país oferece. A Colômbia está neste momento a atravessar "muitas dificuldades" devido à pandemia da Covid-19. "Não nos oferece a tranquilidade que queremos para os nossos atletas", refere o antigo campeão mundial, destacando que este estágio só foi possível graças ao apoio do "Ministério do Desporto do meu país, do Comité Olímpico Nacional e da Federação Colombiana de Atletismo".

A comitiva integra 12 atletas, entre eles o actual campeão do mundo, dois treinadores, um médico e um fisioterapeuta. Está alojada numa unidade hoteleira da cidade e realiza os seus treinos no Estádio Municipal de Fátima e na Pista da Giesteira. Os atletas vão permanecer na cidade até dia 17 de Março, seguem depois para a Eslováquia e República Checa e regressam à Colômbia a 12 de Abril.

As expectativas de Luís Fernando Lopez em relação aos Jogos Olímpicos "são boas": "Nós temos dois ouros nos Mundiais, um deles está a treinar no campo, temos outra atleta que foi quinta nos Mundiais de Atletismo... Agora, queremos uma medalha olímpica e pensamos que vai ser possível…". 

 

Fátima procurada para outros estágios

Além da selecção colombiana, outras selecções já manifestaram interesse em realizar os seus estágios aqui em Fátima, mas tal não tem sido possível por falta de equipamento desportivo. "Já tivemos mais algumas selecções que nos contactaram, no entanto falta equipamento", lamenta Luís Pereira, director desportivo do Grupo de Atletismo de Fátima (GAF), referindo que "a marcha não exige grande equipamento". "Neste momento, existe a possibilidade de se realizar em Fátima, de 30 de Abril a 5 de Maio, um estágio com os melhores saltadores com vara, mas para isso precisamos de algum equipamento", exemplifica Luís Pereira, que já contactou a Câmara Municipal de Ourém, para saber se existe a possibilidade de adquirir o equipamento em questão.

Mais Notícias Desporto