Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas António da Conceição Carreira - O primeiro presidente da Junta de Freguesia de Fátima

António da Conceição Carreira - O primeiro presidente da Junta de Freguesia de Fátima

21-09-2021
É sobretudo conhecido pela sua ligação ao Santuário de Fátima, onde trabalhou durante quatro décadas como recepcionista. Mas a sua vida é muito mais do que isso. António da Conceição Carreira fica na história de Fátima como o primeiro presidente de junta desta freguesia.

As eleições autárquicas - as primeiras a acontecer em Portugal - disputaram-se em 1976, no entanto o acontecimento ainda está bem presente na memória do antigo autarca, de 88 anos, natural de Moita Redonda, mas a residir na Cova da Iria, a poucos metros do Santuário de Fátima.

 

"Eu nunca pensei ir para a junta, mas empurraram-me para lá, as religiosas, os padres, e tudo isso… Diziam: 'Tem que ser o Carreira, e não é mais ninguém'", recorda sorridente. E estavam certos. Acabou por ser eleito.

 

"Tudo julgava que era o CDS que ia ganhar, mas as religiosas votaram todas PSD, porque me conheciam", conta. E não esconde a sua admiração por Francisco Sá Carneiro, um dos fundadores do PSD, salientando que ainda hoje se mantém fiel aos ideais sociais democratas e lamenta a morte precoce do seu líder.

 

Estas e outras histórias e partilhas estarão em destaque na edição de sexta-feira dia 24 de Setembro, com uma entrevista alargada ao senhor Carreira. 

Assine o NF