Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Lazer Dança no Coração

Dança no Coração

Lazer - 21 de abril, 2023
Em pequeno, Bruno Alves não sonhava com pontas, maillots, plumas ou estrelato. Começou a dançar quase por acaso. No 10.º ano, inscreveu-se no curso de artes do Centro de Estudos de Fátima (CEF), com o intuito de seguir Design e Arquitectura, mas experimentou teatro e dança, gostou e, quando concluiu o secundário, enveredou pela dança. Aos 41 anos já pisou alguns dos mais importantes palcos internacionais e dançou numa das mais prestigiadas companhias nacionais, a Companhia Olga Roriz. Foi aí que desenvolveu todo o seu potencial, enquanto interprete e professor. “Estou-lhes imensamente grato”, afirma, estendendo o seu agradecimento à fundadora desta prestigiada companhia – a bailarina e coreógrafa Olga Roriz. Muito simpático e acessível, aceitou prontamente partilhar a sua história com os leitores do Notícias de Fátima, numa altura em que estamos prestes a comemorar o Dia Mundial da Dança, que se assinala a 29 de Abril. A conversa não correu propriamente como uma dança harmoniosa, mas decorreu de forma aberta e fluída, à volta de uma mesa de café, durante a qual o bailarino, com raízes em Santa Catarina da Serra, falou de vários temas e também desmitificou alguns mitos.

O sucesso de Bruno Alves resulta de uma conjugação de factores, desde logo o trabalho e a disciplina. Quem o diz é o próprio bailarino, que começou a trabalhar ainda antes de ter terminado o curso. “As oportunidades estão nos olhos de quem as vê. Se uma pessoa quer alguma coisa, tem de ir atrás. Se estão a pensar que vão fazer o curso e depois vão arranjar um empregozinho, boa sorte, não vão chegar a lado nenhum. Poderá haver excepções, mas é difícil”. Segundo o bailarino, “tem de se ter experiência”. Por isso, “quanto mais cedo se começar melhor. Vai-se subindo na carreira, vai-se trabalhando com mais coreógrafos, vai-se ganhando mais qualidade, mais experiência”, refere, exemplificando com o seu próprio caso: “No meu segundo ano, estava a fazer os mínimos na escola, porque o que eu queria era dançar, estava com pressa, era muito disciplinado…”.

Das primeiras experiências, destaca a passagem pela Amalgama - Companhia de Dança, que, nas suas palavras, “faz parte até hoje” da sua formação básica.  “Fui trabalhar com eles para substituir um bailarino e aprendi imenso, dancei imenso, fiz imensos espectáculos. Nós é que montávamos os espectáculos, o que também foi muito bom. Tinha muitos bons amigos, era um grupo muito activo, muito dinâmico”. Realça também a passagem pelo TILT, um núcleo coreográfico de Leiria, associado ao Orfeão de Leiria. “Foi muito bom para a minha aprendizagem, trabalhava-se imenso e bem”.

À pressa e ao desejo de dançar e aprender, Bruno acrescenta outros factores que ditaram o seu sucesso: “Também é preciso ter-se muita sorte e ser-se bastante activo”.

Bruno Alves teve sempre o apoio dos pais no que diz respeito às suas escolhas. “Tive o apoio dos meus pais, mas eles não sabiam como é que me podiam ajudar”, recorda. Ainda assim, revela que era frequente ouvir: “Ah, é uma área sem saída. E eu acreditei nisso durante muito tempo. E se acreditas que a coisa não tem saída, desanimas, mas experimenta olhá-la de outra forma. A vida faz-se caminhando. As pessoas têm de deixar de dizer que as artes não dão dinheiro. É mito”.

Por outro lado, lembra que “agora nada tem saída, a precaridade é uma realidade”. Contudo, não nega que houve períodos da sua vida em que passou por “muitas dificuldades financeiras”, mas, olhando para trás, confessa: “Nenhum dinheiro vai pagar aquilo que eu vivi, todos os desalentos, todas as felicidades”. Garante que não se arrepende de ter enveredado por esta área. E confessa que se sente realizado e feliz, mas comenta: “Poderia sentir-me mais realizado, mas a procura da realização é ingrata. Tal como a felicidade. A gente faz uma data de coisas para se sentir realizado e, quando chegas ao destino, já estás a planear outra viagem, por isso vai desfrutando, vai-te conectando com o que te dá prazer, encontra o equilíbrio e segue…”.

Além de ter trabalhado com Olga Roriz, Bruno Alves fez espectáculos com outros criadores e também trabalhou na Alemanha. À pergunta se trabalhar lá fora é a ambição de qualquer bailarino, Bruno Alves reconhece que “é uma bela experiência”, mas assegura que “o que se faz em Portugal é muito bom. Podemos não ter os mesmos apoios, podemos não ter uma tradição tão longa como a Bélgica, a Franca ou a Holanda, mas nós em Portugal, em termos criativos, em termos artísticos, estamos muito, muito, muito bem representados, e cada vez melhor. “Temos muitos bailarinos e coreógrafos que foram para Nova Iorque, Bélgica, chegaram cá com um diamante bruto e fizeram jóias”, afirma.

Actualmente a trabalhar como freelancer, Bruno Alves vai começar em Maio uma peça de teatro com a Companhia do Chapitô. Está também a fazer trabalho de investigação e a compilar tudo o que aprendeu. “Acredito que há muita gente que pode usufruir das coisas que me foram ensinadas”, revela. A este respeito acrescenta: “Uma das coisas que eu quero incutir é que não é preciso destruir o corpo para ser bailarino”. E cita a frase “no pain, no gain [sem dor não há ganho], referindo: “Dá-me pena quem ouve e dá-me raiva quem diz. Pela minha experiência, quanto mais gentil eu for com o meu corpo mais ele me obedece”.

É isso que também procurou transmitir aos seus alunos durante o período em que deu aulas, em Lisboa. Guarda boas recordações dessa experiência. “As pessoas que acabam por ir dar aulas têm o seu lugar no mercado da dança, que é muito importante, que é criar públicos e dar formação. Eu dei aulas porque queria mesmo dar aulas, porque tinha muitas coisas para partilhar”, refere, mas confessa que o que gosta de fazer é dançar. “O que mais adoro é passar o dia a ensaiar, a improvisar, a criar cenas, as tournées, os hotéis, os teatros, os colegas… Acho maravilhoso! É isso que quero fazer e desconfio que vou continuar a fazer”.

 

Sugestões para quem vai começar

A terminar, pedimos alguns conselhos ao bailarino, dirigidos sobretudo a quem quer fazer carreira nesta área. Diz que não é bom a dar conselhos, mas deixa algumas sugestões: “Dancem muito, dancem tudo, dancem sempre. Vão dançar uma salsa porque sim, vão dançar um forró porque sim, vão dançar um tango porque sim, vão fazer hip hop porque é fixe. Não se importem de serem bons bailarinos de dança moderna ou dança clássica e de serem uns totós absolutos numa aula de hip hop. São expressões diferentes que vão enriquecer o vosso repertório. Vivam a dança todos os dias durante os anos de estudo, seja a ver um filme, seja ver um espectáculo, seja a ler sobre dança, sobre a pintura, sobre a música. Mergulhem completamente na dança. Se não for mesmo isso que querem, vão descobrir muito rapidamente. Aproveitem todas as oportunidades. Não há trabalhos menores. Todos são trabalhos maiores, seja a dançar para um cantor pimba na televisão, seja a fazer um espectáculo no CCB com o mais conceituado coreografo português. Façam o trabalho o melhor possível e cresçam. Não se deixem levar pelo ego artístico, pelas coisas bonitas, espampanantes e glamorosas. Isso só vos vai destruir.  Sejam honestos e, principalmente, boas pessoas. Não há bons artistas se não forem boas pessoas. Não se deixem cair na arrogância”.

Mais Notícias Lazer