Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

16 de julho, 2021

Alterações que acompanham o processo de envelhecimento

A nível sensorial vai havendo modificações na visão, no olfacto e no paladar, em que temos preferência pelo sabor doce ou muito salgado, preocupação acrescida com o nível de açúcar no sangue e da tensão arterial.

 

Na saúde oral, uma má dentição, perda de dentes, uso de próteses e diminuição da produção de saliva podem dificultar a mastigação e/ou deglutição. Isto pode levar a que os mais velhos reduzam o número de refeições, a qualidade das mesmas e ingiram pouco os nutrientes importantes.

 

No que se refere à parte gastrointestinal, vai havendo uma diminuição da produção de ácido clorídrico pela atrofia da parede do estômago e alterações até nos movimentos intestinais, o que provoca uma digestão mais lenta e difícil, algum desconforto abdominal e produção de mais gases com episódios de prisão de ventre.

 

Na função renal existe uma diminuição da capacidade de filtrar que faz com que o rim tenha mais dificuldade em ter o equilíbrio dos minerais no sangue. Há menos produção de urina, diminuição da sensação de sede e maior risco de desidratação.

 

Quanto ao metabolismo, está mais lento, menos necessidades energéticas diárias e maior risco de ter diabetes, também pela diminuição da produção de insulina.

 

Na composição do organismo a resistência física e a força muscular tendem a diminuir, em que a massa magra vai sendo substituída pela massa gorda, havendo também uma diminuição da densidade óssea o que provoca risco de osteoporose e de fracturas, principalmente nas mulheres.

 

Por fim, a nível psicossocial e com o avanço da idade, ocorrendo a perda da independência e a perda de entes queridos, há tendência para a depressão e a diminuição da auto-estima. A isto associam-se as alterações do apetite, a falta de disposição para cozinhar, o que se agrava quando a pessoa vive sozinha.

 

Todos estamos cientes que vamos envelhecer, mas no corre-corre do dia-a-dia não pensamos nisso nem por vezes damos valor e atenção aos mais velhos. É precisar ter momentos para parar, olhar e pensar no que está à nossa volta…afinal a velhice está aí….

 

Últimas Opiniões de Helena Barroso