Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

19 de novembro, 2021

Fibromialgia…nem sempre compreendida!

A fibromialgia é uma síndrome que se caracteriza por uma dor musculosquelética generalizada, crónica e incapacitante, geralmente associada a fadiga, rigidez matinal e alterações do sono e do humor. Não se sabe a sua causa e é mais frequente em mulheres entre os 40 e os 60 anos. 

Dentro das patologias reumáticas, implica um dos níveis mais baixos no que respeita à qualidade de vida. A intensidade e localização da dor varia com o tempo sendo, por vezes, muito incapacitante pelo que torna o doente muito afectado emocionalmente e psicologicamente, ficando com ansiedade e depressão.

É frequente que os doentes se sintam pior pela manhã por vezes com rigidez e edema das mãos, associado a dores de cabeça e alterações intestinais. Na observação não se encontram alterações relevantes a não ser dor à pressão de alguns locais, o que chamamos de pontos fibromialgicos.

Esta doença não deforma as articulações, não compromete outros órgãos nem necessita de intervenções cirúrgicas. Embora incapacitante, não tem um carácter progressivo e não representa um risco para a vida. Não retira vida, mas afecta a sua qualidade de vida.

É importante ouvir este doente, informar que algum exercício adequado (hidroginástica em piscina de água aquecida, ginástica aeróbica, pilatos) pode ser benéfico e a tomar os fármacos de acordo com a sua situação clínica.

É fundamental dar apoio a estes doentes, sendo muitas vezes também benéfico a psicoterapia.

Últimas Opiniões de Helena Barroso