Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

31 de outubro, 2019

Prevenir a Meningite

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem e protegem o cérebro e a espinal medula (que se encontra alojada na coluna vertebral), resultante de infecção.

É uma doença súbita e grave e que pode conduzir à morte num período de 24h. A maioria das crianças sobrevive sem sequelas, mas podem acontecer sequelas físicas ou mentais para toda a vida.

Há diferentes tipos de meningite, dependendo do microrganismo que está na sua causa, sendo que as mais graves são as meningites bacterianas. Nestas, o meningococo é uma das principais bactérias causadoras desta doença.

Por vezes, numa fase inicial, é difícil de diagnosticar, em que nas primeiras 4 a 8 horas a criança pode ficar sonolenta, irritada, sem apetite, com febre, náuseas, vómitos e dor nas pernas.

Os sintomas mais clássicos como rigidez no pescoço, sensibilidade à luz e manchas na pele surgem mais tarde, o que pode atrasar o início do tratamento. Esta doença pode transmitir‑se de pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias, produzidas através da tosse e espirros, sendo que os bebés e as crianças são os grupos mais vulneráveis.

Apesar da sua gravidade, é uma infecção que pode ser tratada com sucesso com os antibióticos adequados, desde que o tratamento seja feito atempadamente.

Os adultos que mais viajam também estão expostos a alguns tipos de meningocos. O meio mais eficaz para a prevenção é a vacinação.

Ouça o aconselhamento do seu médico e previna!

Últimas Opiniões de Helena Barroso