Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

2 de junho, 2023

Ser daltónico

O daltonismo é um distúrbio da visão em que a pessoa tem dificuldade ou incapacidade em distinguir as cores. Trata-se de uma alteração congénita, muitas vezes hereditária e incurável. Pode também surgir como consequência de lesões na estrutura dos olhos ou das células responsáveis pela visão.

A nível mundial, um em cada 12 homens e uma em cada 200 mulheres sofrem desta doença.

De forma mais comum afecta a percepção do vermelho e do verde, seguindo-se do azul e do amarelo. A ausência total de visão de cores é uma forma grave que condiciona uma visão a preto e branco e com uma capacidade de visão muito baixa.

Pode ocorrer também como efeito secundário de outras doenças como o glaucoma, a diabetes e a esclerose múltipla, podendo ainda estar relacionado com alguns medicamentos e tratamentos.

Os principais sintomas são: dificuldade na distinção das cores, dificuldade em distinguir a diferença entre tons de cores iguais, sensibilidade á luz, dificuldade em perceber o brilho das cores, dor de cabeça ou dor nos olhos. Na infância as crianças manifestam falta de atenção ou interesse em ler páginas coloridas e desenham ou pintam com cores não adaptadas ao que se pretende.

Não tendo cura, há ferramentas que ajudam a integração dos daltónicos como sejam lentes e óculos adaptados.

O importante é fazer uma visita regular ao seu oftalmologista e, se tiver queixas, dúvidas ou alterações, contactar este profissional ou o seu médico de família que o pode orientar.

Como sempre, prevenir e estar atento é fundamental!

 

Últimas Opiniões de Helena Barroso