Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Helena Barroso

16 de dezembro, 2022

Termina 2022: Orgulho e partilha

O ano de 2022 chega ao fim, ano difícil, mas já de um acordar dos fatos de astronauta (aqueles que os profissionais de saúde usaram para ver os doentes Covid), de uma vacinação exigente e de um voltar gradual à Medicina Familiar de que tanto gosto.

Foram tempos difíceis para todos nós e que nos devem fazer pensar que o desafio pode estar ao virar da esquina e nada na vida é dado como adquirido. Nós, profissionais de saúde, não nos pudemos recolher, isolar ou afastar. Estivemos sempre lá, porque ser profissional de saúde é gostar da vida, é estar no desafio da doença e aceitar a morte.

Desta vez e, porque este vírus não era conhecido, o desafio foi também lidar com os nossos medos mesmo sabendo que a linha da frente tinha de ser nossa. Tenho muito orgulho na minha missão e mais ainda na minha equipa e todos os profissionais do Centro de Saúde de Fátima.

Fomos todos uns guerreiros e, no meio de tantos receios, nunca vi ninguém “baixar os braços”. Estamos e existimos pelos utentes e estou muito orgulhosa pela equipa de que faço parte. Como tantas vezes digo, a minha família profissional! Tenho esperança no futuro e sei/sabemos que 2023 trará desafios. O Covid vai continuar, outros problemas de saúde também e avizinham‑se tempos difíceis especialmente para a saúde mental.

Da história romântica que tinha do que é ser Médico de Família passei a ver o exercício da profissão como uma luta constante para com o sistema exigente (que está por detrás de nós) e a solicitação constante dos utentes nem sempre compreensivos com as limitações de que, na maioria das vezes, não temos culpa. A vida é feita de adaptações, diferentes realidades e desafios. Hoje somos heróis, amanhã nem tanto…dói, mas o sentido de missão continua, porque estar aqui é gostar de pessoas, é ser paciente, responsável e aprender a viver para e com as famílias.

Não podemos deixar de ser mensageiros de esperança e do suavizar do sofrimento humano. O Médico de Família fez este ano 40 anos de história, eu sou Médica há 27 e médica de família há 22 anos… continuo a ter orgulho nesta profissão. Que em 2023 tenhamos a coragem de enfrentar os desafios com prevenção, com o bom senso de nos compreendermos uns aos outros e com o amor pelo outro que Jesus nos ensinou.

Desejo a todos um feliz 2023. 

Últimas Opiniões de Helena Barroso