Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

16 de novembro, 2023

Conversas Holísticas – O que deves saber sobre saúde intestinal?

Coach de Saúde Holística

(email: info@joana-oliveira.pt / website: http://joana-oliveira.pt )

Uma boa saúde intestinal refere-se à digestão e absorção adequadas dos alimentos, e ao equilíbrio das bactérias benéficas no microbioma.  Se não cuidares da tua saúde intestinal, podem surgir vários problemas como

-          Deficiências nutricionais e alterações de peso 

-          Desregulações emocionais (ansiedade, depressão, etc)

-          Mau funcionamento do cérebro (uma má saúde intestinal tem sido associada a uma maior probabilidade de vir a desenvolver Alzheimer, por exemplo)

 

Conhecer os sinais de uma má saúde intestinal é, assim, crucial para garantirmos uma boa saúde e bem-estar gerais! Quais os sinais de alerta?

  1. Diminuição da função imunitária: Um indicador importante de que o teu intestino precisa de ser nutrido é o declínio da função imunitária. Este declínio pode traduzir-se no facto de ficares doente com mais frequência, a recuperação da doença ser mais demorada, ou até mesmo uma redução/ausência de efeito dos tratamentos habituais.
  2. Desequilíbrio hormonal: As hormonas são mensageiros químicos que regulam todas as funções e processos do teu corpo. Quando as hormonas estão em desequilíbrio, podes sentir alterações de humor, aumento de peso, “falta de apetite sexual”, problemas de fertilidade, perda de sono, etc.
  3. Intolerâncias alimentares: dores de barriga, diarreia, gases, dores de cabeça... a lista continua! As intolerâncias alimentares são a forma do teu corpo dizer "Estou a ter dificuldades em decompor este alimento".

 

Como podes suportar o teu intestino e prevenir estes problemas? Podes começar com pequenas mudanças na tua dieta e no teu estilo de vida. Pequenas mudanças como adicionar mais frutas, legumes e fibras às tuas refeições, e a redução do stress diário podem fazer milagres.

Últimas Opiniões de Joana Oliveira