Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

16 de junho, 2023

OLHAR DE FRENTE – VER DIFERENTE (Isto está quase a ficar tudo bem, pá!)

Marcelo convocou uma reunião do Conselho de Estado para o final de Julho. Pelos vistos nada de importante se passa, nem há assim tanta urgência em discutir e analisar o anedotário político nacional. Desta vez parece ter acertado. Está no timing certo, mesmo antes do parlamento e governo irem de férias, depois de concluídos os relatórios das comissões parlamentares de inquérito e entrarmos em pleno na silly season, se é que alguma vez de lá saímos. Pelo menos assim se espera. Se tivesse havido dissolução do parlamento, lá iria todo o rico trabalhinho à vida. Vamos esperar para ver as conclusões a que chegam.

Significa isto que não haverá lugar a nenhumas eleições antecipadas tão cedo e que a actual legislatura irá provavelmente aguentar-se até ao fim ou quase, quase. Depois das férias e com o advento do Outono, Costa aproveitará para cortar os ramos mortos de que falou Marcelo. E quiçá podar e fazer um ou outro enxerto. O Outono é mesmo a estação adequada para isso. Ou seja, acabará por fazer uma remodelaçãozita, ao mesmo tempo que começa a trabalhar na apresentação do orçamento para 2024 (OGE), que será certamente aprovado pela maioria sufragada em 2022. Como somos de curta memória, rapidamente nos iremos esquecer de todas celeumas passadas, a maior parte delas que ninguém conseguiu sequer entender.

Vai ficar tudo bem. Ele é os santos populares e a sardinha assada, e depois a visita do Papa e as jornadas mundiais da juventude em pleno Agosto, calorento e a abundar de turistas e emigrantes. Não se irá falar de outra coisa e vai ser tudo uma alegria. Este ano está praticamente arrumado. Com os milhões do PRR vindos da Europa a caírem, Costa irá aproveitar para aparecer e fazer a boa figura que já se está à espera. Que é a que qualquer governo de qualquer partido ou coligação faria em idênticas circunstâncias.

Para 2024, ano em que se celebrará o cinquentenário da revolução dos cravos, afigura-se um cenário também bastante favorável. Com as eleições europeias marcadas para Junho, mesmo que o PS tenha um fraco resultado ou sofra mesmo uma derrota, que nunca será estrondosa, tal não será motivo para que se dissolva o parlamento. Não se entende como é que ainda há gente que alimenta esta hipótese esdruxula e peregrina. São eleições que traduzem realidades distintas. Além disso, se isso sucedesse, o acto eleitoral teria que ser marcado nos sessenta dias subsequentes. Ou seja, teriam que ser em Agosto. A acontecer, seria absolutamente suicidário. A abstenção seria imensa, incomensurável. Marcelo nunca se arriscaria a isso. Já foi surpreendido uma vez pela negativa. Não lhe correu bem. O professor terá aprendido a lição. Acontece.

 Já agora que estamos com balanço, também não nos custa prever, mais que adivinhar, o que se espera para 2025. Como o PR está inibido de dissolver o parlamento nos seis meses que antecedem o final do seu último mandato, então é muito pouco provável que ocorram eleições antecipadas. Assentar-lhe-ia muito mal se o fizesse. Dito isto, mais do que nos habituarmos, como disse Costa, vamos ter que nos resignar a assistir a este emaranhado de novelos e torvelinhos até 2026. A menos que uma imponderável hecatombe ou cataclismo ocorram. Até lá, resta-nos desejar-lhe boa sorte e que seja menos teimoso e obstinado, e mais sensato e clarividente, que não tem sido. E para nós também, chiça!

Tenham uma boa quinzena.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito