Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

10 de agosto, 2023

OLHAR DE FRENTE – VER DIFERENTE (O Engenhoso Tutti Frutti da CMO)

A corrupção oculta é transversal a toda a actividade política e a todos os partidos. A CMO tem anais no que respeita a essa matéria desde há mais de quarenta anos, tanto quanto me lembre.

Mas o que tem ocorrido e desenvolvido desde há dez anos a esta parte, com envolvência dos dois partidos (PS e PSD), que estiveram à frente dos últimos executivos camarários, tem sido de bradar aos céus. A governação de maioria absoluta do concelho é o exacto negativo do que se passa com a governação do país. A única diferença está nos partidos em funções. A CMO iniciou esse percurso a partir do final do segundo mandato do PS – de Paulo Fonseca, através de sicários e chefes de gabinete de duvidosa idoneidade, escolhidos a dedo para o ladearem, assessorarem e enganarem; e que, por fim, passaram a exercer funções junto das empresas e grupos empresariais que favoreceram durante o período em que estiveram na Câmara, dando origem a uma economia paralela altamente especulativa, com dimensões verdadeiramente pornográficas. A lista é imensa e nem cabe aqui, desde as questões das revisões de planos e loteamentos, às concessões de exploração das pedreiras, e às negociatas das obras em ruas e avenidas, passeios e alargamentos (com calçadas mexicanas, porque cá não havia pedra que chegasse), e as pedreiras se dedicaram a fornecer mercados mais apelativos e longínquos. Mas acerca disso e dos prejuízos infligidos à autarquia, em razão dos contenciosos gerados, em que a CMO perdeu e foi condenada a pagar indemnizações, disso ninguém fala, nem nunca ninguém foi responsabilizado. Ao invés, têm vindo a ser galantemente homenageados pelo município e outras entidades.

 

Mas como se tudo isto não bastasse, continuam a enganar e a utilizar o mesmo método de sempre, velho e estafado, que é o de colocarem à discussão pública, em pleno período de férias, apanhando toda a gente desatenta, ou demasiado ocupada com outras coisas, questões tão importantes e sensíveis como o alargamento e fusão de várias pedreiras do Casal Farto, que têm vindo a funcionara sem a devida fiscalização. Acresce que tal submissão à discussão pública, é levada a cabo através de plataformas digitais, como a do Portal Participa, método que, em bom rigor, não é acessível à grande maioria dos interessados.

Idêntica metodologia foi aplicada na publicação de uma escritura de justificação, num jornal da região, relativamente aos terrenos e edificações do cemitério de Fátima (casa mortuária), para, assim, dissimularem negócios obscuros sob investigação.

E finalmente, decorreu por cá, no último fim-de-semana de Julho o IX Congresso da Ordem dos Advogados. Curioso, num concelho que entre outras perdas, deixou de ser sede de comarca, e nem tem estrutura para receber um evento desta natureza. Teve de ser cá, mesmo assim, com cedência das instalações do Santuário (Cento Pastoral Paulo VI). O evento tem interesse diminuto e é de fraca visibilidade, que cada vez tem vindo a perder. Não mereceu, por isso, especial destaque nos media, nem na comunicação social. Mas para os mais atentos, como foi o meu caso, não deixou de ser curioso verificar que na página oficial da ordem (não obstante o desencanto, não abdico de pertencer-lhe), chegaram a constar as siglas dos patrocinadores do evento, desde a CMO, a associações, institutos, empresas e PPP, para além da referência ao sítio dos “comes e bebes “, que foi no complexo turístico do senhor ex-vereador. As referências e patrocínios só estiveram visíveis na página no primeiro dia, tendo desaparecido de imediato. Os lobbies estiveram activos e funcionaram em pleno, portanto.

Decorridas que foram as Jornadas Mundiais da Juventude, que correram a preceito, o que muito nos honrou e foi de louvar, este tipo de atitudes por parte da CMO, indiciam manifesta má-fé, com o intuito de enganarem e prejudicarem pessoas e populações, o que em nada se compagina com o espírito das ditas e que SS Papa Francisco tanto se esforça por exortar e divulgar.

Continuação de boas férias, voltamos em Setembro.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito