Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

18 de novembro, 2022

OLHAR DE FRENTE – VER DIFERENTE (Os Discretos Secretismos do Novo PUF)

O novo PUF servirá primacialmente para legalizar os abusos e desmandos urbanísticos de executivos autárquicos anteriores, vindos desde os anos 90 do século passado (o 1.º PUF data de 1995), em que autarcas corruptos e corrompidos, permitiram se levassem a cabo uma série de atropelos ao nível da construção e da usurpação de solos, de modo desmesurado, caótico, ilegal e clandestino, em certas zonas da cidade, ruas e edifícios, a par de uma descarada política de favorecimento, clientelismo e corrupção, com pagamentos por fora e desvios de fundos, peculato, etc.. Tendo até alguns casos culminado em processos judiciais, com condenações. Não se pense, portanto, que estas coisas nunca dão em nada. Temos é memória curta. Mas pelos vistos, não lhes serviu de emenda. Se bem que de uma forma mais cuidada e elaborada, o novo PUF não passa de um mero improviso, especificamente criado para colmatação das ilegalidades, prosseguindo na mesma política podre, incoerente e incongruente, de favorecimento, corrupção e compadrio. Ao mesmo tempo que isso, claro está, houve que se tivesse aproveitado para se servir, e bem, do expediente técnico e logístico da CMO, nomeadamente dos departamentos nas áreas de planeamento, engenharia e projectos, etc., para daí extraírem especiais conhecimentos e vantagens para os seus projectos pessoais, tendo até alguns desempenhado funções de relevo, a que depois renunciaram.

Bem mais cómodo do que se demitirem, ou serem demitidos, na sequência de prováveis investigações de que venham a ser alvos. Será muito interessante verificar, a partir de agora, quem são esses ilustres contemplados dessa teia de favores, quando se discutir e tornar público o plano de pormenor para a zona entre a Avenida João XXIII e a Avenida D. José Alves Correia da Silva, e as duas principais rotundas da cidade. E sobretudo, que funções desempenham, ou desempenharam em instituições de cariz de público, ou equiparado, sendo que só ocuparam esses cargos, com o fito de obterem o acesso à tal informação privilegiada, que depois aproveitaram a seu bel prazer em benefício pessoal.

Aqui chegados, aproveitamos para dizer mais qualquer coisa acerca desse tipo de assuntos, com especial interesse e sensibilidade, como são as questões relativas aos planos e loteamentos. Ora, considerando que tais assuntos obrigam a consultas e discussões públicas alargadas, de preferência em espaços ou fóruns públicos. Tudo coisas de que Fátima carece. E não sendo nós avessos, por princípio, à descentralização na realização desse tipo de assembleias e reuniões. Sem colocar em causa a bondade na escolha do espaço para que tal discussão tivesse lugar, o auditório de uma congregação religiosa - DOMUS CARMELI, certo é que também essa escolha nos merece as inerentes críticas. Já em Abril, foi esse mesmo espaço escolhido para a apresentação prévia do novo PUF. Apresentação pública, mas por convites, dirigidos a uma circunscrita elite de interessados, a par de algumas instituições e associações. Tudo muito discreto, para não dizer secreto, com muito pouca transparência, ou melhor dizendo, nenhuma. Certamente porque nesse espaço, propenso por inerência à serenidade espiritual para que foi concebido, nele se iluminarão as mentes esclarecidas, ao mesmo tempo que a salvo de acaloradas discussões polémicas que pudessem advir. Nesse sentido, não deixa de ser paradigmático, pela negativa, constatarmos que em tempos se procedeu à aquisição do edifício do antigo seminário dos Monfortinos, para que no mesmo se pudessem realizar esse tipo de eventos, e aí se sediarem uma série de serviços de utilidade pública, incluindo a própria junta de freguesia. Ora, tal nunca se fez, nem ninguém se propôs fazê-lo, nem sequer a discuti-lo. Em vez disso, optaram por concessioná-lo a uma associação que nos dá música, e que música, como já alguém referiu. O desnorte e o desespero, tornaram-se por demais evidentes. E assim, de permeio com um jantar para ouvir os considerandos de uma de uma personalidade mediática da política nacional, que não se afundou com os submarinos, teremos por fim um colóquio sobre o futuro de Fátima, este já na junta de freguesia, onde se discutirão as pertinentes questões do urbanismo e ambiente e do futuro de Fátima. Ou seja, primeiro fizeram tudo de acordo com os seus interesses e conveniências. E depois de aprovado tudo o quiseram e conforme quiseram, então é que se irá discutir o futuro da terra. Muito sinceramente, esta gente não cumpre com os mínimos. É de bradar aos céus, nesta terra santa. Abrenúncio.

Tenham uma boa quinzena!

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito