Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Jorge Perfeito

21 de outubro, 2022

Olhar de Frente — Ver Diferente (Usos, abusos, dislates e outros disparates)

1 . Se dúvidas houvessem acerca da política de favorecimento e compadrio dentro da CMO, foram completamente dissipadas na última AMO, atentas as declarações dos excelentíssimos autarcas.

Pronunciando‐se com inefável desvelo acerca de assuntos tão polémicos como o das pedreiras ou o da renúncia a mandatos, vieram dizer em relação ao primeiro, que primeiro se verá o que vai acontecer, para depois procederem em conformidade.

Sendo certo que, já se viu, não estão minimamente preparados,nem esclarecem se, como e quem, assumirá os respectivos ónus e encargos pelo imenso buraco deixado. Ao que se sabe, o montante da garantia é exíguo e mal dá para a cova de um dente, quanto mais para o que lá está. A seguir assistimos ao triste espectáculo das habituais cuspidelas políticas, entre os dois maiores partidos (PSD e PS), sobre a atribuição das responsabilidades. Quando, desde o início, se tratou de uma parceria muito bem urdida entre os dois partidos, através dos contactos privilegiados dos seus destacados líderes, deputados à altura. E bem assim, toda a constelação de interesses e negociatas de vária índole, que gravitam em volta do nebuloso assunto. É manifesta, aliás, a dificuldade do PS em lidar com este assunto, não se conseguindo assumir. Basta ver as declarações dos seus representantes. Foi assim, sabemos agora, que tramaram o Paulo Fonseca.

Em que até um presidente de junta (socialista), se passou para o PSD, onde agora ocupa lugar de relevo. Diz o velho ditado, que o rei é sempre atraiçoado pelos seus cortesãos. Eis o exemplo. Relativamente à questão da renúncia ao mandato por parte do senhor vereador Natálio Reis, a justificativa raiou os limites do descaramento, já que, segundo declarou o senhor presidente da câmara aos jornalistas, a saída do seu número dois estava prevista desde o início do actual mandato. Não podia ter sido mais infeliz na declaração.

Mas então, isto já estava tudo previamente combinado? A sério? Mas é fácil entender‐se porquê. Depois de previamente resolvido um imbróglio seu, em sede de PDMO, restava ainda acautelar outros interesses em sede do PUF e do plano de pormenor da Avenida João XXIII. Dada a impossibilidade de os votar, por manifesto conflito de interesses, o expediente óbvio foi a renúncia.

Ora bem, o uso e abuso de funções públicas em benefício próprio, é mais que meramente duvidoso e censurável. É criminoso e condenável, suscitando seja devidamente investigado pelas competentes instâncias.

2. Na edição de 17 de Dezembro do ano passado, na crónica sob o título “Segredos de Confessionário”, tive ocasião de me pronunciar acerca da temática dos abusos da Igreja. Referi apenas o meu caso pessoal, embora tenha conhecido outros. Tal não despertou especial comoção, nem polémica, nas consciências do pequeno burgo. Tive também oportunidade de esclarecer para o problema da prescrição. Se acaso ainda por cá andassem, rondariam os cento e muitos anos. Mas o infeliz dislate de Marcelo veio devolver à tona um assunto que se desejava permanecesse oculto e para sempre esquecido.

Se seguíssemos o mesmo tipo de raciocínio analógico‐estatístico do supremo magistrado da nação, isso levar‐nos‐ia sem pejo, a suscitar seríssimas dúvidas ao que se poderá ter passado nos seminários de Fátima, ao longo de quase quatro décadas, por onde passaram milhares de seminaristas, oriundos das mais recônditas aldeias e lugares do país, em regime de internato.

Tais números seriam bem exponenciais. Marcelo borrou a pintura, mas logo o primeiro‐ministro, a quem chamou mataborrão, veio em seu desagravo, para que a nódoa não alastrasse. Por último, se tratar antigos presidentes da república por senhores presi‐ dentes, constitui uma deferência importada dos países com regimes presidencialistas e semipresidencialistas, como os EUA e a França, já conceder o mesmo tratamento a antigos primeiros‐ministros ou ministros, é disparatado. Nem mesmo a Churchill conferiam semelhante cortesia. Mais uma do comentador Marcelo, que um dia disse de outro presidente, estava a ficar “lélé da cuca”.

Últimas Opiniões de Jorge Perfeito