Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

6 de janeiro, 2023

As oito regras de Schopenhauer para ser feliz

1. Evitar as comparações, para evitar a inveja

A primeira regra consiste em evitar a inveja. Segundo Schopenhauer, a inveja é uma emoção extremamente negativa e vivenciá-la leva-nos a um constante estado de insatisfação. A inveja afasta-nos da felicidade. Além disso, fazer comparações com os outros faz-nos duvidar de nós mesmos. Portanto, para evitar este sofrimento, o melhor é evitar comparações, pois cada pessoa é diferente da outra.

2. Não se preocupe com os maus resultados

Outra das regras de Schopenhauer para se ser feliz prende-se com a aceitação do fracasso, muitas vezes, resultante das más decisões que tomamos. Por isso, o filósofo alemão incentiva-nos a dar sempre o nosso melhor. Quando damos o nosso melhor, não nos podemos sentir mal devido a um resultado ruim.

3. Seguir os nossos instintos

É importante deixarmo-nos guiar pelos nossos próprios instintos, pois tal facilita o autoconhecimento.

4. Não depender de mais ninguém para ser feliz

Esta quarta regra ensina-nos a depender apenas de nós mesmos. Se actuarmos desta forma, não nos sentiremos decepcionados pelos comportamentos e decisões que estão fora de nosso controlo. Não podemos permitir que outros afectem o nosso estado de espírito.

5. Não superestimar os desejos

Estar ciente das nossas limitações e não nos deixarmos levar por desejos irrealistas, evitará que nos sintamos sobrecarregados e frustrados se não formos capazes de os realizar. Isto não significa que não possamos sonhar. Significa simplesmente que devemos adaptar-nos à nossa realidade e possibilidades.

6. Controlar as expectativas

Devemos aprender a ajustar as nossas expectativas, bem como os nossos desejos mais exagerados em relação a um projecto ou pessoa. Quer isto dizer que é importante desenvolvermos perspectivas mais realista da nossa vida e saber enfrentar os obstáculos da forma mais adequada.

7. Valorizar o que se tem

Quando se trata de ser feliz, é fundamental saber olhar para além dos bens materiais, pois desta forma não sentiremos inveja e daremos valor às coisas que realmente importam. Podemos ter, por exemplo, um melhor relacionamento com os nossos amigos e familiares, dando-lhes a importância que realmente merecem.

8. Dedicar mais atenção ao presente

Esta última regra prende-se com o tempo excessivo que, tradicionalmente, despendemos a reflectir no passado e futuro. Perder tempo a pensar nos problemas idos não nos beneficiará de forma algum, dado que não podemos mudar as decisões que tomamos nessa altura. Por outro lado, passar muito tempo a sonhar com o futuro pode conduzir a situações de ansiedade e, por consequência, à infelicidade. Portanto, devemos apenas aproveitar o presente.

Bem hajam!

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira