Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

13 de julho, 2022

Hábitos Chave: Meditação (parte 2)

Continuando este assunto que abordámos em edição anterior, onde poderá rever os benefícios dos hábitos chave exercício físico e dormir, apresentaremos de seguida mais alguns hábitos quese diferenciam dos hábitos comuns, uma vez que provocam reações em cadeia que ajudam outros bons hábitos a ocorrer.

Hábito Chave 3: Meditação

 

A meditação é outro poderoso hábito chave fundamental que causa um “efeito dominó” no comportamento positivo. Diversos estudos demonstraram que a meditação regular influência a densidade da matéria cinzenta no cérebro (em especial na amígdala - a área do cérebro responsável pela resposta de luta ou fuga). Por outras palavras, o cérebro muda fisicamente através da meditação — chama-se a isto "neuroplasticidade". É por isto que a meditação regular reduz o stresse e a ansiedade e aumenta o controle emocional, ajudando-o a tomar melhores decisões (especialmente em situações stressantes) e, no geral, equilibrar o estado de humor.

Meditação → diminuição do stresse/ansiedade → melhor humor

Meditação → maior controle emocional → melhor tomada de decisão

Uma outra parte do cérebro que também aumenta a quantidade de matéria cinzenta é o córtex pré-frontal, que é a área do cérebro responsável pela força de vontade, tomada de decisão, planeamento e atenção.

Portanto, a meditação regular leva a um maior foco, melhor tomada de decisão e maior produtividade.

Meditação → aumento da força de vontade → menos procrastinação

Meditação → atenção aumentada → melhor foco → maior produtividade

Em suma, a meditação é um poderoso hábito chave que leva a uma série de efeitos positivos e comportamentos produtivos.

Os benefícios no aumento do desempenho cognitivo e na diminuição da reatividade emocional que proporciona faz-nos sentir e ter melhor desempenho em todos os aspetos das nossas vidas.

Continuaremos na próxima edição a explorar este tema dos hábitos chave.

Bem hajam, e boas meditações

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira