Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

9 de setembro, 2022

Melhorar o Foco

O foco é fundamental para a produtividade. Mas, o que é que acontece quando saturamos o cérebro? O foco torna-se difícil e seremos incapazes de executar um bom trabalho.

Então, como é que sabemos quando devemos parar de nos concentrar? A resposta está na quantidade de foco que poderemos acomodar de uma só vez. A boa notícia é que é possível melhorar a nossa capacidade de concentração.

Como qualquer outra habilidade, a concentração pode ser melhorada com a prática. Tal como nos diz Og Mandino: “Os que avançam neste mundo, são os que se concentram apenas numa coisa de cada vez”.

Dominar qualquer habilidade requer prática e repetição. Se nos queremos tornar exímios em algo, a melhor forma para o fazer é colocarmos o nosso foco nisso. A chave é mesmo focarmo-nos em algo de cada vez e remover distracções externas antes de começar um trabalho importante. De salientar, contudo, que isto nem sempre funciona para a maioria das pessoas.

De seguida, apresentamos três dicas que poderão ajudar a melhorar o foco:

 

1 - O melhor foco começa com a eliminação de “99,99% de tudo o que é barulhento”, argumenta Michael Saylor. Se estamos constantemente a ser interrompidos ou distraídos, é importante elaborar um inventário do tipo de distracções mais comuns, com o intuito de compreender o que mais nos distrai. É importante encontrar estratégias que permitam alterar as possibilidades que causam esse efeito. Como podemos controlar as interrupções ou distracções? Organizemo-nos para isso.

Atenção ao excesso de estimulação. Para efectivamente fazer as coisas sem falhas, devemos aprender a limitar as distracções externas, de modo que estas não tomem conta da nossa vida ou nos impeçam de alcançar os objectivos pretendidos. Como nos lembra Winston Churchill “Nunca chegaremos ao nosso destino se pararmos e mandarmos pedras a cada cão que latir”. 

 

2 - É igualmente necessário agendar algum tempo de inactividade por dia – dar ao cérebro tempo suficiente para recarregar, entre as tarefas. Mesmo que sejam apenas 10 minutos de silêncio todos os dias, fará a diferença. Uma vez que tenhamos a mente limpa, será mais fácil manter o foco por períodos mais longos.
 

3 - Também podemos melhorar a nossa capacidade de concentração através da divisão de tarefas: em etapas mais pequenas, estabelecendo metas claras para cada passo ao longo do caminho. Neste percurso, é fácil perdermo-nos no momento. Assim, e para evitar esta situação, procuremos dividir as longas tarefas em empreendimentos mais curtos, com um ponto final específico, assim como com um objectivo que deverá ser alcançado após a materialização desses segmentos mais curtos.

 

Bem hajam e bons focos.

 

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira