Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

23 de janeiro, 2020

Mentalidade de escassez

A mentalidade de escassez é a crença persistente de que não se tem o suficiente e que se manifesta num sentimento de que não se pode dar ao luxo de viver a vida que deseja, tal como a sensação de que não pode comprar os bens materiais que deseja, até a preocupação de que nunca poderá pagar as suas dívidas, ou ainda, que nunca tem dinheiro que necessita para atingir os objetivos.

A presença constante desta mentalidade irá causar muita ansiedade acerca de tudo, desde as contas a pagar até mesmo à poupança que deveria estar a fazer, vivendo desconfortavelmente, e impedindo o foco nas metas financeiras de longo prazo, pois o único pensamento é atender às necessidades imediatas.

O que sucede então aqui é que a capacidade mental apenas fica reduzida na escassez, criando efeitos graves.

Há estudos que comprovam que os pobres tomam decisões limitadoras, não porque são burros, mas, porque sobre a pressão da escassez qualquer pessoa tomaria decisões limitadoras, ou seja, há uma correlação entre a pobreza e a diminuição de QI (quoeficiente intelectual).

Então, surge aqui, o efeito “bola de neve”. A pobreza resulta sobretudo da mentalidade de escassez, que ao estar preocupada com as dívidas e contas diárias, irá afetar negativamente a capacidade de tomar decisões, causando até baixo desempenho no trabalho e nas relações interpessoais.

Ora, estes efeitos poderão espalhar-se para outras áreas da vida e ainda mais nefasto, o “preocupar-se por não ter dinheiro suficiente” irá provocar a distração e falta de motivação para prosperar – torna-se, pois, uma profecia autorealizável.

Portanto, para o bem da sanidade e da conta bancária, o melhor é abandonar a mentalidade de escassez e adotar uma mentalidade de abundância.

 

Bem hajam.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira