Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

7 de setembro, 2023

Os "quatro acordos"

 A partir da leitura do livro de auto-aperfeiçoamento Os Quatro Acordos, de Dom Miguel Ruiz, é possível sintetizar os quatro acordos que – como excelentes códigos de conduta - nos podem ajudar a viver de forma mais autêntica e genuína, libertando-nos das crenças limitadoras. 

Acordo # 1: Sejamos impecáveis com a palavra

O primeiro acordo refere o poder da linguagem e o impacto que as nossas palavras podem ter sobre os outros. A conversa interna, de si para si, também tem um impacto significativo nos nossos pensamentos, sentimentos e acções. Portanto, estejamos atentos ao diálogo interior.

Neste contexto, ser impecável com a palavra significa falar com integridade, honestidade e amor. Significa usar as palavras para inspirar, elevar e capacitar, em vez de ferir ou manipular. Tal como nos lembra o autor, a palavra é um poderoso elemento criador. Através dela podemos criar um mundo melhor ou destruí-lo.

 

Acordo # 2: Não levemos nada para o lado pessoal

O segundo acordo mostra como as palavras e as acções dos outros são um reflexo das suas próprias crenças e experiências. Não são um ataque pessoal, dirigido propositadamente a cada um de nós. De acordo com Don Miguel Ruiz, nada do que as outras pessoas façam é por nossa causa. É por causa delas mesmas. Afinal, todos nós vivemos no nosso próprio sonho, na nossa própria mente.

Quando nos vitimizamos, estamos essencialmente a dar aos outros o poder de ditar as nossas emoções e reacções. Ao não levarmos as coisas tão a peito, podemos manter o nosso próprio equilíbrio emocional e não ficarmos preso no drama dos outros. Bem vistas as coisas, há uma enorme quantidade de liberdade que vem até nós quando não levamos as coisas para o lado pessoal, diz Ruiz.

 

Leia o artigo completa na edição impressa do Notícias de Fátima de 08 de setembro de 2023.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira