Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Miguel Ferreira

24 de setembro, 2020

Trabalho em equipa

É mais que sabido, que trabalhar em equipa é muito mais produtivo, mas ao mesmo tempo desafiador pelas inúmeras interacções estabelecidas, sobretudo em fases de reajustamento e mudança.
Da prática de vários anos e conversando com muitos empresários, executivos e cargos de chefia, geralmente as queixas são muito similares, tais como as resistências pessoais que interferem nas ligações, surgindo aqui a desmotivação, a falta de liderança, procedimentos efectivos e eficientes, a desconfiança e também, muitas vezes a própria sistematização de normas que não permite a criatividade e afirmações do potencial dos elementos.
Naturalmente, pela diversidade dos estilos pessoais e os diversos modelos mentais presentes em casa da pessoa, formam o maior e mais forte dos impedimentos, que costuma ser a comunicação deficiente e ineficaz.
Quando não existe uma boa comunicação, as potencialidades de cada um são empobrecidas e como consequência, a ineficácia irá impedir os bons resultados que a equipa espera.
A promoção de uma visão especial sobre a grande diversidade presente, poderá garantir à equipa uma sinergia mais rica e eficaz, e é sobretudo nesta diversidade que as equipes se enriquecem. Um bom líder tem a habilidade de observar e compreender as diferenças, rentabilizando as múltiplas visões em prol do fortalecimento da equipa, utilizando cada parte em benefício do todo.
Nesta diversidade de equipa, podemos verificar que alguns gostam de ler, analisar, pesquisar; outros têm mais tendência para criar e avançar com novas ideias; outros existem que preferem passar directamente à acção; alguns planeiam antes de agir enquanto outros divertem-se com a aplicação e experimentação. Há os que dirigem trabalhos enquanto outros optimizam os dados, cuidando de resumos e relatórios. Alguns não toleram ficar em longas reuniões enquanto outros preferem partilhar a sua forma de pensar.
Em contexto empresarial, os fins são produzir os resultados necessários para realizar um projecto ou lançar um produto, e claro, para que isso seja possível, as diversas áreas e papeis têm de ser competentes. Uma boa equipa trabalha com respeito mútuo, cooperação, confiança, partilhar de saberes e competências, boa vontade e disposição, e sobretudo flexibilidade.
O sucesso de uma equipa, seja ela qual for depende sobretudo de duas coisas: metas claras e de liderança para gerar motivação.
Estes dois aspectos são o que distingue uma equipa de simplesmente um aglomerado de pessoas. A velha máxima, "juntos somos mais forte", reflecte isso mesmo, trabalhar em equipa é o meio mais adequado para que se possa obter mais e melhores resultados. A força aqui reside na junção de várias mentes na direcção duma solução, criando assim múltiplas perspectivas que apenas pessoa na sua área, não teria.
As equipas bem organizadas definem e dividem tarefas. Cada elemento assume e executa parte do processo e reportando aos quais está ligado. Uma equipa alinhada neste sentido não desperdiça energia e trabalha de forma fluida. Quando está bem estabelecida a missão e o propósito, por parte de todos os elementos, forma-se uma excelente sinergia e as acções são coerentes. Torna-se fundamental, criar espaço para possa existir a partilha da visão de cada um que assume um papel, contribuindo assim para que se gerem melhores relações interpessoais e consequentemente os esforços se complementem numa melhoria continua.
Numa organização, o cenário das reuniões são muitas vezes um reflexo do funcionamento das equipas, pois nesse momento, onde muitas ideias são lançadas sem uma meta comum poderá fazer com que as mesmas possam durar horas, ainda que estejam presentes excelentes elementos, cada um expõe a sua “verdade” particular. Para garantir o trabalho em equipa, é pois essencial, a manutenção do foco e do propósito.
Muitas das causas que impedem a formação e o desenvolvimento das equipes, são características pessoas, nem sempre assumidas nem trabalhados por que as tem, tais como, preconceitos, vaidades, falta de domínio pessoal e gerência centralizadora.
Um bom modelo orientador são as equipas desportivas que se destacam em vencer, em que as posições são bem definidas e complementam-se agregando valor à equipa, ao mesmo tempo que os talentos individuais continuam prevalentes. Ou seja, há uma linha comum e a integração acontece, permitindo destaques ao longo do processo, sendo a harmonia garantida.
Bem hajam.

Últimas Opiniões de Miguel Ferreira