Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Paróquia Festa de Nossa Senhora das Candeias junta comunidades paroquiais

Festa de Nossa Senhora das Candeias junta comunidades paroquiais

Paróquia - 19 de abril, 2021
“Ousemos a esperança”, exortou o padre Rui Marto durante a homilia da celebração eucarística.

A 18 de Abril, a Igreja Paroquial de Fátima, acolheu as comissões de festas e capelas e os coordenadores dos movimentos e serviços paroquiais para a celebração da Festa de Nossa Senhora das Candeias, adiada do Domingo da Apresentação do Senhor, em Fevereiro, devido à situação de pandemia.

 

À semelhança dos anos anteriores, a participação na celebração eucarística foi grande, embora, seguindo-se as indicações das autoridades civis e religiosas, com menos participantes. A missa incluiu a bênção e a distribuição das velas, um momento de consagração a Maria e a entrega das chaves às comissões das capelas das comunidades da paróquia. A parte de convívio que costumava decorrer após a celebração religiosa não pôde realizar-se.

 

Durante a eucaristia, o pároco de Fátima manifestou por diversas vezes a sua gratidão pela presença de todos. “É com o coração que estou em sintonia convosco, com os vossos lavores, cuidados, alegrias e esperanças, junto de vós e das vossas famílias”, disse o padre Rui Marto, que presidiu à missa, também concelebrada pelo padre carmelita Ricardo Rainho, também ele natural de Fátima.

 

Com base nas leituras daquele domingo, o pároco lembrou na homilia que tal como os Discípulos de Emaús “precisam de sair, de viajar, de se encontrar” e de “partilhar a Boa Nova”, também na actualidade “precisamos de fazer comunidade, mesmo nas circunstâncias em que nos encontramos”. “Sejamos comunidade. Mesmo em pandemia, ousemos a esperança”, exortou o sacerdote, que pediu também “o testemunho cristão junto dos que convivem connosco”.

 

Na sua reflexão, o padre Rui Marto considerou que durante o confinamento, “mesmo com igrejas e capelas fechadas, foi importante sentir Cristo, [porque] a promessa que Cristo nos dá é a sua paz”.

 

O momento do ofertório esteve a cargo da Comissão dos Jovens dos 40 anos (1981), os zeladores da Festa do Santíssimo Sacramento na Paróquia e que aceitaram o desafio do acolhimento aos participantes nas missas dominicais na Igreja Paroquial. Cássia Silva, a juíza, explicou o significado dos dons levados ao altar: uma árvore seca, água, trigo e uma flor (maná) e quatro palavras que reportam os actuais “tempos difíceis e de reflexão, a braços com uma pandemia mundial: Dor, Saudade, Ansiedade e Esperança”.

 

“Dor, pelos que partiram e pelos tempos difíceis que atravessamos. Saudade, de tempos passados em convívio e em família nas coisas mais simples da vida. Ansiedade, pela incerteza dos novos tempos e desafios que se avizinham, mas também Esperança, esperança e Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, em Nossa Senhora de Fátima, em Deus Pai e todos os Santos”, explicou Cássia Silva.

 

Após a bênção das velas e da distribuição da luz de Cristo Ressuscitado pelas diferentes comissões e movimentos, a consagração a Nossa Senhora fez-se ao som da música. "Miraculosa, Rainha dos Céus, sobre o teu manto vestido de luz, faz com que a guerra se acabe na terra, e haja entre os homens a paz de Jesus", cantaram os participantes na celebração. Na voz principal e à viola esteve o padre Rui Marto, ao violino Mariana Marto.

 

Antes da bênção final foram entregues as chaves de cada uma das oito comunidades da Paróquia de Fátima às respectivas comissões. Após a eucaristia, as comissões e coordenações levaram consigo as velas, que tratarão de distribuir junto da população e grupos que servem.

 

Fotografias: Dulce Frazão, José Carlos Prazeres e NF

Mais Notícias Paróquia