Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Religiões devem contribuir para a paz

Religiões devem contribuir para a paz

Religião - 1 de fevereiro, 2024
“A guerra defensiva deverá ser sempre o último recurso”, defendeu o juiz Pedro Vaz Patto, durante a conferência que abriu as Jornadas do Clero, que decorrerem entre terça e quinta-feira em Fátima, sob o tema “Evangelização e Comunidades”.

Por outro lado, o juiz e também presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz lembrou que “o direito de legítima defesa não é absoluto”.

“Isso é notório quando assistimos hoje à acção do exército israelita em Gaza, onde também se invoca a legítima defesa”, exemplificou. Para o orador, “há que reconhecer o direito de Israel se defender de um grupo de terroristas, que desencadeou um massacre de pessoas inocentes”. Mas com este pretexto o governo israelita pretende “justificar mais de 10 mil vítimas civis”, argumentando que “essas vítimas representam danos colaterais inevitáveis, não intencionalmente provocados, ao contrário do que sucede com as vítimas de ataques terroristas”. De acordo com Pedro Vaz Patto, o direito de legítima defesa “não pode confundir-se com a retaliação ou com a vingança”.  E lembrou que, segundo a perspectiva do Catolicismo da Igreja Católica, “não é apenas o facto de estarmos perante um ataque injusto que legitima uma guerra de defesa. Importa também que ela não provoque danos maiores do que aqueles que pretende evitar”.  

“Que as religiões, e a diversidade religiosa, possam contribuir para a paz é algo que nem todos aceitam sem discussão”, admitiu, reconhecendo que “há mesmo quem considere que é exactamente o contrário, que as religiões necessariamente favorecerão o conflito e a violência e serão, por isso, socialmente nocivas”. 

 


Leia a notícia completa na edição impressa do Noticias de Fátima no dia 2 de fevereiro de 2024.

 

Como colaborar | Notícias de Fátima (noticiasdefatima.pt)

Mais Notícias Religião