Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Religião Sínodo da Amazónia reflectido em Fátima

Sínodo da Amazónia reflectido em Fátima

Religião - 21 de novembro, 2019
Entre 22 e 24 de Outubro, Fátima acolheu o 33.º Encontro da Pastoral Social, que contou com cerca de 200 participantes de todo o país, ligados aos diversos organismos que trabalham nas áreas da acção social e caritativa da Igreja em Portugal. Na tarde do dia 23 o Sínodo da Amazónia, que decorria no Vaticano reunindo bispos de todo o mundo, foi tema de uma conferência, apresentada por Juan Ambrósio, professor da Universidade Católica Portuguesa.


A reflexão do teólogo começou por destacar a renovação da Igreja e o cuidado da Terra como os dois pilares essenciais da proposta do Papa Francisco, visando “uma Igreja renovada para cuidar da casa ‑comum e não só dela própria, para que seja capaz de responder ao desafio do seu Senhor”. “Se o Papa apenas se cingisse à reorganização da Igreja, estaria a falhar na missão da Igreja, porque faltaria esta atenção à Casa-Comum”, disse Juan Ambrosio.

Sobre o Sínodo Pan‑Amazónico, destacou que se trata de um acontecimento que não está limitado à região geográfica a que se refere, a Amazónia, isto por ser uma acção “para o bem de toda a Igreja”, uma Igreja chamada a “olhar junto, a discernir junto, ( ) a decidir e a implementar junto — a dimensão de sinodalidade — e também a rezar junto sobre o caminho que Deus espera para si mesma neste milénio”. “A Igreja é chamada a escutar o povo, a ouvir os clamores dos povos”, lembrou Juan Ambrosio, referindo que essa mesma escuta pode ser entendida como um lugar teológico, “um lugar a partir do onde se pensa a fé”.

“A Amazónia é muito mais do que as penas, o folclore e as tradições indígenas que ficamos deliciados a ver. Estão ali em causa as verdadeiras questões da humanidade”, referiu fazendo votos que “o que está a ser pensado [no Sínodo] crie caminhos para a Igreja e para o Mundo”.

 

Mais Notícias Religião