Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Sociedade Fernando Dacosta recebe Prémio Tabula Rasa Vida e Obra

Fernando Dacosta recebe Prémio Tabula Rasa Vida e Obra

Sociedade - 5 de dezembro, 2019
A par das conferências e debates sobre o tema “Literatura e Jornalismo”, o III Tabula Rasa, agora com José Poças das Neves como director, foi também ocasião para várias instituições culturais mostrarem os seus projectos, sobretudo nas áreas musical e da dança. O escritor e jornalista Fernando Dacosta foi galardoado com o Grande Prémio Tabula Rasa Vida e Obra

O evento com maior participação de pessoas foi a gravação do programa televisivo “Governo Sombra”, no Centro Pastoral Paulo VI. No primeiro dia, o Hotel Santa Maria acolheu a conferência sobre o tema do festival “Literatura e Jornalismo”, com os escritores Rita Ferro e Luís Osório, e uma tertúlia sobre o tema “Fátima na visão de jornalistas e escritores”, com a escritora Agripina Vieira e o jornalista Joaquim Franco.

 

No segundo dia o debate foi coordenado pelo fundador do jornal Público, Nuno Pacheco, versou sobre o estado do jornalismo regional e trouxe à cidade os jornalistas Patrícia Fonseca, António Gonçalves, Paulo Agostinho e Jorge Martins e o investigador Pedro Jerónimo. No Centro de Estudos de Fátima, Colégio de São Miguel, Colégio do Sagrado Coração de Maria e Escola de Hotelaria de Fátima convidados de diferentes países ajudaram à compreensão do que significa ser jornalista em países e territórios como Angola, Cabo Verde, Guiné‑Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Brasil, Timor‑Leste, Malaca e Galiza.

 

Na sessão de abertura, o grande ausente foi o Presidente da República, cuja presença havia sido largamente anunciada. Outra ausência, devidamente lembrada pelo presidente da Junta de Freguesia de Fátima, foi a de Tomé Vieira, antigo director do festival, actualmente emigrado.

 

O premiado: Fernando Dacosta

Receberam os prémios Tabula Rasa vários autores: Literatura Infanto‑Juvenil – Inês Barata Raposo; Poesia – Albano Martins; Ficção – Mário Cláudio e Filosofia – Leonardo Coimbra. 

O escritor e jornalista Fernando Dacosta foi galardoado com o Grande Prémio Tabula Rasa Vida e Obra. Miguel Real citou o escritor Baptista Bastos para descrever Fernando Dacosta: “Grande jornalista, porventura o maior repórter da sua geração. Trouxe a sensibilidade, o lado humano, secreto, à descrição dos factos do quotidiano”.

“Eu agradeço muito, muito sensibilizado, como devem calcular, a distinção que me atribuíram e que é uma peça lindíssima, bem como o perfil que me endereçou o Miguel Real. (…) O grande pilar da nossa literatura, além da poesia, é a crónica, que é também o grande pilar do jornalismo”, disse Fernando Dacosta.

 

O prémio: Uma tábula rasa

O galardão Tabula Rasa é da autoria de Horácio Borralho. Natural de Boleiros, o autor figurou como símbolo do festival precisamente uma tábula rasa, depois forjada em estanho e bronze.

E

m declarações disponíveis na página online, Horário Borralho recorda o seu percurso artístico e revela preferir trabalhar as disciplinas de desenho e pintura.

Mais Notícias Sociedade