Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas Francisco Moita Flores: "Os livros são decisivos na nossa construção como cidadãos"

Francisco Moita Flores: "Os livros são decisivos na nossa construção como cidadãos"

02-07-2021
O Concurso de Escrita Criativa do Rotary Club de Fátima, promovido em parceria coma a Associação Rotária Portuguesa, sob o patrocínio da empresa J. Justino das Neves, foi o pretexto para uma conversa com o escritor Francisco Moita Flores, presidente do júri deste concurso dirigido aos mais novos há já alguns anos.

"Tem sido uma experiência muito interessante. Todos os anos surgem trabalhos que vão consolidando a ideia de que existe uma exigência constante de professores e alunos no sentido de consolidar o ensino de Português e o gosto pela escrita e pela leitura", avalia o escritor, ex-inspector da PJ e ex-autarca.

 

A edição deste ano do concurso teve grande adesão. Moita Flores não tem dúvidas que a elevada participação é um questão de motivação: "Professores motivados despertam alunos motivados. É uma iniciativa honrosa que honra Fátima e todos quantos participam neste concurso.

 

A conversa com Francisco Moita Flores, andou à volta dos livros e da sua própria experiência de leitor: "Venho do tempo dos livros proibidos pela censura. Da pobreza de bibliotecas, da dificuldade em encontrar livros. Foi o meu pai e o meu professor de português até ao quinto ano (agora nono ano) que me estimularam para ler. Lia tudo aquilo que me chegava à mão".

 

A entrevista completa a Francisco Moita Flores e a reportagem da cerimónia de entrega dos prémios do Concurso de Escrita Criativa estão em destaque na edição de hoje, 2 de Julho de 2021. 

 

Assine o NF

Também disponível nas principais bancas de jornais de Fátima, Ourém e Bairro.