Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas "Gostei de trabalhar aqui"

"Gostei de trabalhar aqui"

16-07-2020
O delegado de saúde de Ourém, José Martins, aposentou-se no início deste mês, depois de ter estado nos últimos 30 anos a trabalhar em Ourém. Estivemos à conversa com médico. Com residência fixa em Tomar, recebeu-nos no consultório da colega que o vai substituir temporariamente: a médica Susana Gonçalves, recém-especializada na área de Saúde Pública. A pandemia dominou o início da conversa. José Martins admite que gerir esta situação foi o maior desafio da sua carreira profissional. E não esconde que gostou "de viver estes tempos"

Gerir esta pandemia foi o grande desafio da sua carreira profissional? 

Foi, foi…

Certamente que passou por outras pandemias…


Sim, mas nunca tivemos uma pressão tão grande como agora. Nós, quando, em Março, começámos a ter os primeiros casos aqui no concelho, tornou-se infernal trabalhar. Eu tenho um telefone privado, um telefone de serviço e um telefone fixo, chegaram a estar os três a tocar ao mesmo tempo. Chegávamos a estar 12 horas seguidas a atender telefonemas, a tentar despachar coisas, a tentar dar informações… Foram dias muito complicados! Nunca tínhamos estado sob uma pressão tão elevada e, ao mesmo tempo, desconhecida. Deu-nos um traquejo brutal. Nós já lidávamos com doenças de notificação obrigatória mas nunca tínhamos lidado com uma coisa destas.

 

Leia a entrevista na íntegra na edição de 17 de Julho de 2020.