Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB
Home Entrevistas "Muitas das empresas do Concelho de Ourém são excelentes exemplos de competitividade, solidez financeira e credibilidade"

"Muitas das empresas do Concelho de Ourém são excelentes exemplos de competitividade, solidez financeira e credibilidade"

22-11-2019
Nuno Mangas deixou a presidência do Instituto Politécnico de Leiria, para assumir os destinos do IAPMEI. Para já, não se mostra arrependido. "Tem sido uma experiência muito positiva", afirma. Natural de Ourém, o dirigente também se mostra satisfeito com o dinamismo do tecido empresarial da sua terra, que passou a ter 32 empresas "PME Excelência".

O concelho de Ourém passou de 13 para 32 empresas distinguidas com o galardão PME Excelência 2018. Sendo ouriense, para si, é um orgulho verificar que houve um aumento tão significativo?

Sem dúvida! É um sinal claro do dinamismo do tecido empresarial de Ourém e da sua capacidade de resposta aos novos desafios que se colocam às empresas, daí a afirmação enquanto PME Excelência.

No seu entender, vale a pena investir no concelho de Ourém?

Claro que sim. O concelho de Ourém tem boas condições para acolher mais investimento. Apresenta uma comunidade empresarial diversificada e uma excelente localização. Os dados mais recentes disponíveis para concelho de Ourém são bastante positivos. O concelho apresenta uma taxa de variação de constituição de empresas da ordem dos 32% (2018/2017) que compara com 8% na região Centro e 13% para Portugal. No que se refere à variação do emprego (2017/2016), Ourém apresenta uma variação positiva superior a 6% (4% na zona Centro e 5% Portugal). Da mesma forma e para o mesmo período, são positivas as variações registadas para variáveis como o Volume de Negócios (16% Ourém, 8% Região Centro e 9% Portugal) e o VAB (18% Ourém, 9% Região Centro e 9% Portugal).

Quais são os pontos fortes do concelho?

A análise do perfil de atividade das empresas PME Excelência 2018 releva uma pluralidade de sectores de actividade, que vão desde o Turismo, presente sobretudo em Fátima, à Indústria, ao Comércio e à Construção, cujas as empresas estão distribuídas por todo o território do concelho. A esta realidade acresce o património histórico, cultural e religioso, que é um factor distintivo do concelho e que explica em parte o desempenho das empresas do sector do turismo. Por outro lado, tendo presente a sua localização no centro de Portugal, o concelho encontra-se numa posição estratégica a nível de acessibilidades e que são importantes para a atracção de investimento e de pessoas. A recente criação da StartUp Ourém é também uma boa iniciativa. É importante recordar, também, que Ourém é um dos concelhos do país que acolhe o Espaço Empresa, uma iniciativa em parceria com o Município de Ourém, na qual uma equipa que efetua um atendimento e acompanhamento personalizado às empresas e empresários, promovendo a competitividade e a internacionalização da economia local.

E os pontos fracos?

Penso que o mais importante é pensar que há ainda caminho a percorrer no apoio às empresas, aos empresários e aos jovens empreendedores. É preciso continuar a apoiar consolidação e crescimento das empresas sustentado. Penso que seria importante também melhor as acessibilidades ao norte do concelho.


Como é que olha para o futuro do concelho?

Com optimismo. Diria que há condições para aproveitar muitas das oportunidades que estão a emergir, valorizando novos empreendedores e novos negócios mas também reforçando a capacidade competitiva das principais empresas do concelho.


Quer deixar algum conselho aos empresários do concelho?


Mais do que conselhos gostava de deixar uma palavra de estímulo e grande apreço pela atividade que desenvolvem.

 

"Tem sido uma experiência muito positiva"

Deixou o IPLeiria para ir liderar o IAPMEI. Não se arrepende da decisão tomada? 

Tem sido uma experiência muito positiva. Com muitos desafios, é certo, mas pessoalmente só poderia fazer um balanço positivo e reconhecer esta experiência como muito enriquecedora.Estamos numa fase de desenvolvimento e consolidação da equipa e das linhas atividade. Acredito que o próximo ano vai ser de grande exigência mas também de muitas oportunidades. Sei que posso contar com toda a equipa que integra o IAPMEI e todos os parceiros da envolvente empresarial, para melhorar a nossa atividade, contribuindo para respostas céleres e eficazes às necessidades das empresas.