Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Afonso Carreira

17 de fevereiro, 2023

Movimento de Fátima: O Valor do Turismo

A história da Europa, e particularmente de Portugal, apresenta, desde a idade média, uma componente Religiosa de grande intensidade. Alguns destes lugares oferecem, hoje, uma imagem do passado que merece ser visitado e que continuam a ser lugares de particular interesse Religioso. Outros permanecem muito vivos entre os Católicos de todo o mundo, onde os mesmos procuram uma experiência espiritual única, sendo considerados destinos actuais de Peregrinação.

 

Fátima representa hoje um dos principais destinos de Peregrinação Católica do mundo, recebendo uma média de 6 milhões de turistas por ano, sendo o Santuário Mariano mais visitado da Europa e terceiro mais visitado do mundo.Esta movimentação gera um impacto económico e social significativo na comunidade local, em particular, mas também nacional, no geral, impulsionando a criação de postos de trabalho, receitas e desenvolvimento de infra‑estruturas, bem como oportunidades para a troca cultural e interacção entre peregrinos e residentes locais, colocando assim Fátima como uma importante âncora para o Turismo Nacional.

 

Contudo, os desafios continuam a existir: A enorme sazonalidade, a duração da estadia média, e o desconhecimento de possíveis extensões são alguns dos reptos pelos quais temos passado ao longo dos tempos. Cabe‑nos a nós, intervenientes directos desta actividade, conhecer as complexidades e necessidades do mercado enquanto promovemos o nosso produto; cabe à Região de Turismo assumir Fátima como principal motor turístico da região; e cabe, também, ao município que reconheça o turismo como a grande actividade económica do concelho.

 

O Movimento Fátima entende, assim, que a elevação da freguesia de Fátima a concelho poderá contribuir não só para o posicionamento da marca Fátima no mundo, mas também para uma maior proximidade com os intervenientes directos desta actividade.

Últimas Opiniões de Afonso Carreira