Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Beatriz Castro Borges

21 de abril, 2022

Sente-se cansado? Vamos falar sobre Apneia do Sono

O Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS) é uma patologia ainda pouco abordada nos meios de comunicação, mas que afecta mais de 500 mil portugueses.

 

Sabe-se que a maioria das pessoas com o diagnóstico de SAOS ressona - cerca de 90%. O ressonar está muitas vezes acompanhado de períodos de apneia (paragem da respiração), que podem acontecer várias vezes durante uma hora de sono. Estes episódios de apneia dão-se devido ao colapso da via aérea superior, parando assim, temporariamente, a paragem do fluxo de ar.

 

Um dos principais sintomas é a sensação de sono não reparador, no qual a pessoa sente que não descansou, apesar de aparentemente dormido a noite toda. É frequente acordar irritado e por vezes ter dores de cabeça, mais durante o período da manhã. A falta de concentração e dificuldade em executar as tarefas do dia a dia são também comuns, por estarem associadas ao sono não reparador.

 

É também frequente haver sonolência diurna, em que a pessoa adormece frequentemente a ver televisão, a conversar com outros, quando está numa sala de espera ou até mesmo ao volante. Por estas razões, estima-se que cerca de 100 mil acidentes de viação por ano sejam causados por esta patologia.

 

Sente que reconhece em si alguns destes sintomas? É provável, visto esta patologia ainda estar muito subdiagnosticada.

 

O primeiro passo consiste em contactar o seu Médico Assistente, de forma a ser aconselhado em relação ao diagnóstico e aos passos a tomar.

 

Algumas medidas de alteração do estilo de vida podem ser eficazes, como: evitar refeições pesadas durante a noite, deixar de fumar e de consumir bebidas alcoólicas, ter uma alimentação equilibrada e praticar actividade física regularmente, de forma a perder peso (sabe-se que há uma forte associação entre excesso de peso e obesidade e SAOS).

 

Outra medida eficaz em alguns tipos de apneia do sono passa pelas medidas posturais, nomeadamente evitar dormir com a barriga para cima.

 

Por vezes, e quando estas medidas por si só não são suficientes, pode ser necessário utilizar um aparelho para corrigir a pressão na via aérea, de forma a evitar que esta colapse durante o sono. No entanto, o primeiro passo passa sempre por tentar abordar os aspectos modificáveis, ou seja, as alterações do estilo de vida.

Últimas Opiniões de Beatriz Castro Borges