Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Cília Seixo

23 de setembro, 2022

Incêndios Florestais: Então, Até P’ro Ano…

Temos sido tão entretidos com as cerimónias fúnebres da Rainha e com outros fait divers que já pouco resta na memória dos terríveis incêndios que assolaram o nosso concelho.

Pacificamente (manipulados), vamo-nos entretendo, despedindo do Verão e preparando para uma nova época. Despedimo-nos da época balnear e despedimo-nos da época dos incêndios. A naturalidade com que se adoptou esta expressão, “época de incêndios”, sempre me incomodou. Se é verdade que a expressão, tanto num caso como no outro, se deve à necessidade de prevenção e segurança, também é verdade que há nela uma tendência de normalização da tragédia a cada início da estação quente, que não pode ser aceite como natural. Não é normal a dimensão do drama que se tem abatido sobre pessoas, bens e floresta nos últimos anos.

O que vivemos em 2017 e este ano bate qualquer record e deixa-nos a todos num estado de ansiedade que alguns já rotularam de ecofobia. De repente começamos a ter medo do Verão, do sol, do calor, a consultar ansiosa e antecipadamente as temperaturas com o medo da eminência de tragédia. A pouco e pouco parece que se vai desistindo de ganhar esta guerra.

O lema é: primeiro, defender a vida de pessoas e animais; segundo defender bens, e terceiro defender a floresta. Defender pessoas e animais significa tirá-las do terreno, alojá las longe do perigo e deixar arder. Por precaução, e também por impotência face à força do fogo, salva-se o mais importante, a vida, e deixa-se arder. É racional e lógico e temos que agradecer a coragem e determinação de bombeiros, forças de segurança, voluntários e a todos os que se envolvem na salvaguarda da segurança possível.

É verdade que não há varinhas mágicas nem soluções milagrosas, à esquerda ou à direita, para resolver a complexidade dos actuais incêndios florestais. As causas estão todas identificadas e os diagnósticos feitos: alterações climáticas globais, falta de limpeza de terrenos, má gestão do combustível, comportamentos errados, negligência humana e actos criminosos. Todos sabem que a estratégia passa em primeiro ligar pela prevenção.

Então, porque não se põe de uma vez por todas a prevenção a funcionar? Porque não se limpam terrenos, abrem caminhos e educam as pessoas para a necessidade de preservar a floresta e de nos preservarmos a nós mesmos?? Porque não se envolvem atempadamente todos os agentes da comunidade neste combate? Porque não têm as juntas de freguesia um papel fundamental na dinamização de acções de prevenção e limpeza da floresta

Porque se fica em suspenso, à espera das decisões de institutos, entidades, etc. para iniciar serviços que deviam ter começado “ontem”? Porque não se apuram responsabilidades no que se refere aos actos criminosos? O poder central tem a obrigação de definir linhas orientadoras de prevenção, combate (ao fogo e ao crime) e disponibilidade de meios. Mas é ao poder local que, pela proximidade ao problema, deve caber o poder de decisão e possuir os meios (financeiros, inclusive) para agir preventivamente.

Não pode limitar-se a, literalmente, “apagar fogos”! Já percebemos que a força dos fenómenos atmosféricos que se têm abatido um pouco por todo o planeta, é imbatível. Uma vez em curso, não há bombeiros, meios terrestres ou aéreos que o possam combater. Pode-se, no entanto, prever a sua ocorrência e controlar as circunstâncias em que ocorrem!

Então porque não se faz isso de forma efectiva e eficaz? Porque se esquece a tragédia a cada fim de Verão e só se volta a lembrar no Verão seguinte? Porque nunca se apuram responsabilidades? Porque não está em curso um processo sério de reflorestação? Já agora: que terra vamos deixar aos nossos filhos e netos??

 

Últimas Opiniões de Cília Seixo