Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Inês Vieira

3 de dezembro, 2020

Futebol, Fado e Fátima - Futebol - Fome de Fátima

Vivemos um momento histórico na nossa cidade e é sobre isso que vos venho falar. Como é do conhecimento geral, o futebol é o desporto mais apoiado e visto em Portugal.

 

O futebol, como qualquer outra modalidade colectiva, é partilha e equipa, no verdadeiro sentido da palavra. Os portugueses, na sua grande maioria, gostam e apoiam este desporto. O mesmo acontece na nossa cidade, mas o que se anda realmente a passar? Fez‑se história e isso deve ser realçado e parabenizado: o regresso do Centro Desportivo de Fátima com os nossos.

 

A nova equipa sénior do CDF é actualmente composta por jogadores que residem ou são de Fátima, tendo na sua maioria sido formados neste mesmo clube. Aquando da formação da equipa sénior pela SAD, estes jogadores viram‑se afastados do seu propósito, tendo muitos deles deixado de jogar futebol durante um longo período de tempo.

 

Quando surgiu esta nova equipa, os jogadores não hesitaram em aceitar a proposta de vestir novamente a camisola pelo clube da sua cidade. Esta equipa sénior, veio devolver ao clube valores que estavam esquecidos, mas que são os principais motores para que exista a verdadeira conexão que estava até então perdida: ligar o clube à terra.

 

Um dos principais objectivos da equipa passa pela criação de um grupo predominantemente constituído por jogadores
de Fátima, criando também bases coesas para os actuais jogadores e novos que venham a integrar a equipa nos próximos anos. Abandonar quaisquer fantasmas que possam tentar corroer a coesão de uma equipa conectada com a cidade é também um dos propósitos implícitos.

 

Foi em conversa com um dos jogadores, Filipe Pereira, guarda‑redes que se formou no CDF, que pude entender a perspectiva e o espírito que se vive dentro desta nova equipa. O Filipe é um empresário local, que desenvolve a sua actividade profissional no sector imobiliário como director comercial da IMOREDE, detendo também uma loja de conveniência junto à Rotunda Sul, Spot 24. Este jovem empresário é um dos exemplos perfeitos do objectivo que move esta nova equipa: não tendo nunca abandonado a sua terra natal, investiu sempre em prol do desenvolvimento da sua terra e este regresso à sua equipa não é mais do que a demonstração da sua dedicação, orgulho e através do futebol, dar voz e expressão à sua cidade.

 

No geral, a equipa está muito satisfeita com o feedback positivo que tem recebido por parte da população, sentem‑se acarinhados. Surge novamente a interligação entre a equipa, os fatimenses e a cidade. Mesmo com todas as condicionantes que a Covid‑19 veio trazer às práticas desportivas, a não existência de adeptos presentes fisicamente nas bancadas, a equipa sénior de Fátima é apoiada pela população e a fome de voltar a assistir aos jogos presencialmente é enorme.

 

Enquanto não podemos estar presentes, podemos assistir aos jogos do nosso clube em directo, a página de Facebook e Instagram informa‑nos onde podemos ver os jogos: @centrodesportivodefatima 

Parabéns à nossa equipa do CDF! Vamos apoiar os nossos.

Últimas Opiniões de Inês Vieira