Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

10 de setembro, 2022

Conversas Holísticas – Como melhorar o nosso bem-estar mental e emocional?

A pandemia mudou drasticamente o mundo do fitness. O isolamento, o distanciamento social e o tele-trabalho interromperam a rotina de muitas pessoas por mais de um ano, sem mencionar o fácil acesso ao frigorífico. Todos estes desafios explicam o aumento do uso de aplicativos para melhorar o nosso bem-estar mental e emocional ao longo dos últimos anos de pandemia. O que podemos fazer?

 

Retomar o exercício físico! Com muitos benefícios, incluindo a melhoria da nossa saúde mental, o exercício não se trata apenas de habilidades aeróbicas e massa muscular. Sim, o exercício pode melhorar a saúde física e a aparência, aumentar a actividade sexual e até mesmo prolongar a esperança de vida, mas a maioria das pessoas não se sente inspirada a permanecer activa por causa disso.

 

As pessoas que se exercitam constantemente relatam uma enorme sensação de bem-estar, produtividade no trabalho, sono de melhor qualidade e melhor humor. O exercício ajuda o nosso corpo a liberar endorfinas e aumentar os níveis de serotonina, as hormonas da felicidade. Quanto mais nos exercitamos, mais endorfinas e serotoninas são libertadas.

 

A Associação Americana do Coração recomenda 150 minutos de exercício e pelo menos duas sessões de treino de força por semana, ou seja, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

 

Como começar? Começa por fazer mudanças que sejam sustentáveis a longo prazo, ou seja, dividir os teus objectivos em passos mais pequenos e realizáveis. Se a meta é caminhar 30 minutos no parque, começa com 5 minutos, depois 10, depois 15...até que se torne mais fácil dedicar 30 minutos. Objectivos pequenos e incrementais são cruciais para o sucesso!

Últimas Opiniões de Joana Oliveira