Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

17 de março, 2023

Conversas Holísticas – Como transformar a nossa relação com a comida?

Já alguma vez te questionaste porque procuras certos alimentos em tempos de stress?

Como bem sabes os alimentos não falam, não abandonam, não batem, não punem e por isso, quando nos sentimos no nosso limite emocional, há uma tendência para alcançar o que está disponível e o que está associado ao conforto.

Normalmente, alimentos ultra-processados e carregados de açúcar que associamos a momentos felizes pelo prazer imediato que oferecem são as nossas escolhas. Infelizmente, esse prazer é de apenas alguns segundos e depois de comermos estes alimentos, sentimo‐nos pior, e não melhor. Estamos a comer por razões emocionais e não por razões físicas e, por isso continuamos a comer mesmo quando não temos fome e quando nos sentimos cheios.

Como sair deste padrão? Sê gentil contigo mesmo e sê verdadeiro sobre o que a comida te está a trazer realmente nessas situações. Quando percebes as tuas reais necessidades vais conseguir distinguir entre os alimentos secundários que o teu corpo realmente precisa (aquilo que colocamos no nosso prato) e os alimentos primários que o teu Eu multidimensional precisa (tudo aquilo que nos nutre fora do prato – por exemplo tempo de qualidade com a nossa família e amigos). Come o que o teu corpo realmente precisa e não o que a tua mente quer! E quando não tiveres fome, dá a esse teu templo alguma atenção, auto‐cuidado e amor‐próprio em vez de te refugiares na comida!

Últimas Opiniões de Joana Oliveira