Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

30 de novembro, 2023

Conversas Holísticas – O Ciclo Menstrual como Sinal Vital

Coach de Saúde Holística Feminina

(email: info@joana-oliveira.pt / website: http://joana-oliveira.pt )

Sim, à semelhança da frequência cardíaca, pulso, tensão arterial e temperatura, o nosso Ciclo Menstrual é também um sinal vital!

O Ciclo Menstrual é mais do que o intervalo entre o início e o fim de uma menstruação. É um complexo sistema, orquestrado de forma inteligente, que espelha a nossa saúde. Isto porque o ciclo menstrual é controlado por hormonas que são sensíveis a vários factores como o stress, padrões de sono, alimentação, exercício, emoções e até mesmo doenças. Estas hormonas são substâncias que actuam como pequenos mensageiros supersónicos, trazendo e levando informação vital para que os nossos corpos (mental, físico e emocional) funcionem da forma mais afinada possível. As hormonas que integram o ciclo menstrual não são excepção. Sabias que as hormonas que regem o ciclo menstrual derivam do colesterol? Sim, da gordura! E, por falar em gordura, todo este sistema inicia no órgão do corpo mais rico em gordura: o cérebro.

Sem uma estreita ligação entre o cérebro (hipotálamo + hipófise) e os ovários não há ciclo menstrual! Da mesma forma, se a comunicação entre o cérebro e as restantes glândulas que compõem o nosso sistema endócrino (hormonal), como por exemplo a tiróide, supra renais ou mesmo o pâncreas, não estiver “sob rodas”, o ciclo menstrual é afectado.

Pensa no teu ciclo menstrual como uma bússola que te guia e te diz onde deves colocar a tua atenção e energia. O nosso corpo fala connosco através do nosso ciclo menstrual, e se não o ouvirmos grita, manifestando-se em dores menstruais, ciclos irregulares, ciclos anovulatórios e/ou outros problemas ou doenças.

Ao despertarmos para a importância de conhecer o nosso corpo e nos sintonizar com o nosso ciclo, conseguimos estar atentas a estes pequenos sinais que nos revelam tanto sobre nós!

Últimas Opiniões de Joana Oliveira