Notícias de Fátima
Sociedade Religião Lazer Educação Desporto Política Opinião Entrevistas Como Colaborar Contactos úteis Agenda Paróquia de Fátima Ofertas de Emprego
PUB

Joana Oliveira

3 de junho, 2022

Conversas Holísticas – O que é a Bio-Individualidade?

Já te questionaste porque é que existem tantas dietas diferentes (vegetariana, macrobiótica, dietas ricas em hidratos e baixas em gorduras, dietas ricas em gorduras e baixas em hidratos, etc.)? Esta variedade é resultado da nossa Bio-Individualidade e das necessidades únicas de cada um de nós. Não existem duas pessoas iguais e, portanto, não há uma fórmula mágica que seja aplicável a todos nós.

 

Em Saúde Holística acreditamos que o mesmo alimento pode ter efeito benéfico para algumas pessoas e efeito patogénico noutras! Por exemplo, os lacticínios podem funcionar muito bem para algumas pessoas enquanto outras vão sentir vários sintomas a nível intestinal. Algumas pessoas funcionam bem com um café por dia, enquanto outras ficam ansiosas, aceleradas e não conseguem dormir.

 

A Bio-Individualidade é o que explica todas estas diferenças. Contudo, este conceito não se aplica apenas à nossa alimentação secundária (aquilo que colocamos no nosso prato), aplica-se também a todas as áreas da nossa alimentação primária. Algumas pessoas recarregam energias quando estão sozinhas, enquanto outras precisam de estar rodeadas de pessoas ou de atividades em grupo para recarregar baterias. Algumas pessoas sentem-se saudáveis com alguns movimentos suaves de yoga, enquanto outras precisam de exercícios mais intensos.

 

Descobre aquilo que te nutre dentro e fora do prato de acordo com a tua Bio-Individualidade! E lembra-te que a tua saúde holística é uma jornada e não um destino! É impossível atingir um bem-estar físico, mental, social e emocional perfeitos a toda a hora. Perfeição não deve ser o teu objetivo, mas sim progresso. 

Últimas Opiniões de Joana Oliveira